Itapevi recebe equipes guardiãs Maria da Penha da região

A Prefeitura de Itapevi sediou, nesta terça-feira (31), o I Encontro das Equipes Guardiã Maria da Penha – Região Oeste, em celebração ao Agosto Lilás, mês de conscientização contra a violência doméstica. O evento promovido pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana foi realizado no auditório da Secretaria de Educação e reuniu um público de 70 pessoas, respeitando todos os protocolos de segurança.

“É fundamental essa união e troca de experiências, assim as guardas agem da melhor forma para defender as mulheres vítimas de violência doméstica”, disse o Prefeito Igor Soares (Podemos).

O encontro reuniu as equipes de Itapevi, Barueri, Cotia, Embu, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra com o objetivo de valorizar a participação das equipes Guardiã Maria da Penha no efetivo combate à violência doméstica por meio da fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência, deferidas às vítimas.

Durante o encontro foram realizadas palestras com a delegada Priscila Camargo Campos Gonçalves, da Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi, com a secretária municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Elza Paulina de Souza, e com a psicóloga Ana Carolina Fonseca.

Além das palestras, os integrantes da equipe itapeviense foram agraciados com Moção de Aplauso, aprovada pela Câmara Municipal, em sessão do dia 15 de junho.

Prevenção

A Equipe Guardiã Maria da Penha foi exclusivamente treinada pelo Ministério Público, para atender e assistir às mulheres vítimas desta violência. O programa é uma parceria entre Prefeitura, Ministério Público e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que atua tanto na prevenção quanto na repressão de crimes contra a mulher, crianças e adolescentes.

COMO DENUNCIAR

Atendimento 24h

Disque 180

Polícia Militar 190

Guarda Municipal 199

Relacionados