Itapevi recebe Encontro das Cidades para abordar inclusão educional

Na última quarta feria (20), o município recebeu educadores representantes de Barueri, Cotia, Diadema, Ibiúna, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Pirapora do Bom Jesus, Praia Grande e Santana de Parnaíba. A reunião aconteceu no Centro de Formação dos Professores e foi conduzida pelo Grupo de Apoio a Inclusão (GAI), mantido pela Secretaria de Educação de Itapevi.

A finalidade do encontro foi a de apontar as necessidades sobre a inclusão no contexto escolar, levantando questões de adequação e novas metodologias. Ao longo da reunião, também foram abordados temas pertinentes aos desafios e dúvidas mais frequentes apresentados pelos educadores, que trabalham diretamente com os alunos que possuem algum tipo de deficiência.

De acordo com a secretária da pasta, Lilian Braga, responsável pelo núcleo de apoio educacional especializado, a Prefeitura desenvolve projetos e mantém equipes de professores com formação específica para atender e oferecer suporte aos alunos com deficiência, familiares e funcionários da rede municipal de ensino.

“O Grupo de apoio realiza um excelente trabalho de orientação, além de estar sempre em contato com os professores e alunos, visitando as salas quando são acionadas para ajudar a solucionar as dificuldades que vão surgindo, sempre com muito carinho e dedicação”, destacou Lilian.

O GAI é formado por uma equipe multiprofissional composta por terapeuta ocupacional, fonoaudiólogas, psicólogas e pedagogas com especialização no que se refere a atendimento educacional especializado. Entre as ações do grupo, estão o monitoramento do desenvolvimento cognitivo dos estudantes em sala de aula, até  o acompanhamento das crianças ao serviço de saúde.

Para o prefeito Jaci Tadeu, o desenvolvimento de atividades específicas para os alunos com deficiência é fundamental. “Acompanho esse trabalho e reconheço o esforço de cada um dos profissionais, que estão empenhados em fazer a inclusão acontecer de fato. Lembrando que essa postura deve ser adotada não só no ambiente escolar, mas em toda esfera social”, disse.

Presente ao evento, o vereador  Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), parabenizou  os educadores do município por manterem uma postura sempre atuante e principalmente, pela iniciativa de buscar novos conhecimentos para serem desenvolvidos nas escolas.

Relacionados