Itapevi realiza X Conferência Municipal de Assistência Social

Dezenas de moradores acompanharam a X Conferência Municipal de Assistência Social, realizada nessa quinta-feira (06) em Itapevi. O encontro teve por objetivo discutir e elencar propostas para os próximos 10 anos, construindo diretrizes para o Plano Decenal 2016/2026. Além disso, foram escolhidos delegados que representarão Itapevi nas conferências de nível regional, estadual e nacional.

Abrindo as discussões, o prefeito Jaci Tadeu ressaltou os avanços obtidos na área social em Itapevi ao longo da última década. “Estamos saindo de uma situação social na qual o poder público executava uma função assistencialista, para assumir uma postura de geração de cidadania. Isso se deve em muito ao trabalho dos nossos assistentes sociais e das entidades que atuam junto à população”, comentou Jaci.

A partir de 2005, com a viabilização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a cidade de Itapevi passou a concentrar atenção na promoção da cidadania e do desenvolvimento do cidadão, pela atuação dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), espalhados pelo município.

“Aliados às ações das entidades assistenciais, os CRAS aproximam os moradores dos serviços sociais promovidos pela Prefeitura. Sem esses equipamentos implantados em 2006, não conseguiríamos prestar um assistência social digna aos moradores de Itapevi”, reforçou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi.

Presente ao encontro, o presidente da Câmara Municipal, Julio Portela, elogiou a atuação da Secretaria de Assistência Social e Cidadania junto à população. “A Secretaria vai além do socorro à população nos momentos em que mais precisa. As políticas de desenvolvimento social mantidas pela pasta, por meio dos CRAS, dos CREAS e outras ferramentas, simbolizam o avanço do governo municipal na questão social, tendo todo o apoio do Legislativo”, afirmou.

Ao longo do dia, os representantes do poder público, de entidades sociais e da sociedade civil debateram o tema central da X Conferência: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. Para enriquecer os debates, o evento foi marcado pela palestra da ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes.

“Nessas conferências podemos juntar forças para discutir o que é necessário para o município, sempre em busca de justiça, solidariedade e equidade para que todos tenham tratamento digno. A assistência é um direito que deve ser assegurado e deliberado” afirmou a ex-ministra.

A secretária de Governo, Ruth Banholzer, resumiu a importância da discussão do tema da Conferência. “Ao longo dos últimos anos, temos evoluído muito na questão social. No entanto, há muito que se fazer e esse encontro é o momento ideal para traçarmos os novos rumos para a assistência social em Itapevi”, finalizou a secretária.

Relacionados