Itapevi realiza mais de 1 milhão de procedimentos ambulatoriais e de urgência e emergência no primeiro quadrimestre de 2019

Os investimentos na área da Saúde já têm surtido efeito prático na melhoria do atendimento à população de Itapevi. Na quarta-feira (7), a Prefeitura realizou uma audiência pública para prestar contas das atividades da Secretaria de Saúde no 1º quadrimestre deste ano e constatou que mais de 1 milhão de procedimentos ambulatoriais e de urgência e emergência foram realizados nos equipamentos públicos do setor entre os meses de janeiro e abril de 2019.

A apresentação do documento aconteceu no plenário Bemvindo Moreira Nery da Câmara Municipal de Itapevi, na Vila Nova Itapevi. De acordo com a secretária de Saúde de Itapevi, Luiza Nasi, que apresentou os dados, foram 1.042.661 de procedimentos ambulatoriais e de urgência e emergência foram realizados em 30 dispositivos da saúde espalhados pela cidade nestes quatro primeiros meses do ano.

Os procedimentos ambulatoriais e de urgência e emergência consistem em consultas médicas, de enfermagem, outras especialidades não médicas, procedimentos de enfermagem, como curativos, retiradas de pontos, bem como exames realizados, etc.

“Cada vez mais trabalhamos exigindo eficiência e qualidade no atendimento ao público. Este resultado é parte já planejada e antecipada de ações futuras, como no caso o Itapevida”, destaca a Nasi.

O objetivo da audiência pública é garantir a transparência dos gastos públicos, assegurando a fiscalização por parte da população. O evento contou ainda com a presença de membros do Conselho Municipal de Saúde e do Executivo e Legislativo local.

Em janeiro deste ano, a pasta já havia promovido uma audiência pública para prestar contas dos gastos do 3º quadrimestre de 2018 – estudo que levou em consideração todos os meses do ano, de janeiro a dezembro. Segundo o balanço apresentado na ocasião, o município investiu em saúde, cerca de 28% do orçamento municipal.  A despesa total da área da saúde em 2018 foi de R$ 133.833.875,88.

A prestação de contas da Saúde é obrigatória, como determinam a Lei Federal 8689, a Emenda Constitucional 29 e a Lei Complementar 141. Segundo a legislação, o município deve investir no mínimo 15% do orçamento anual em saúde.

Garantir qualidade no atendimento da saúde de Itapevi

Criado em 17 de julho, o programa Itapevida é uma resposta da Prefeitura às demandas populares por melhorias na saúde pública e reúne ações para transformar o atendimento clínico na rede municipal. A iniciativa foi construída a partir do diagnóstico feito pelo Hospital Albert Einstein, que prestou consultoria à administração municipal ao longo de 2018, sugerindo melhorias e aprimoramentos ao setor.

O Itapevida prevê a criação de novas Unidades Básicas de Saúde, ampliação e construção de Prontos-Socorros, contratação de médicos e uma série de outras medidas pautadas pela humanização do atendimento e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Relacionados