Itapevi realiza Conferência e debate Sistema Único de Assistência Social

Conferencia_Assistencia_SocialO tema de debate deste ano foi “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” e serviu de base para elencar propostas na 9ª Conferência de Assistência Social.

O encontro – promovido pela Prefeitura por meio do Conselho Municipal de Assistência Social de Itapevi (CMAS), que é mantido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania – aconteceu na última sexta-feira (05), no CEMEB Bemvindo Moreira Nery, na Cohab.

Dezenas de pessoas entre autoridades, técnicos de assistência social, representantes de associações e munícipes propuseram melhorias que serão repassadas às próximas etapas. Durante o evento, os presentes acompanharam os moldes de atendimento assistencial antes da criação do SUAS, um modelo socioassistencial que padroniza o atendimento em todo o território nacional. Com isso, o objetivo da conferência foi promover o debate das políticas de assistência social do município e propor novas diretrizes para avanço do sistema.

O prefeito Jaci Tadeu destacou a importância em prestar um serviço de qualidade e atenção. “O atendimento humanizado é essencial, pois não adianta dar todo o respaldo na educação e na saúde, por exemplo, mas não dar a atenção que a população precisa. Por isso, o papel do assistente social na sociedade é primordial. Ele acaba trazendo consigo dois corações: um para viver e outro para atender a quem precisa”, falou o prefeito em seu discurso.

Já a secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi, fez um breve balanço dos avanços dentro do município nos últimos anos. “Desde 2005 Itapevi vem conquistando grandes avanços na área assistencial. Tivemos a criação das unidades dos CRAS e do CREAS, que facilitam o atendimento aos munícipes. Além disso, a cidade passou a contar com o cadastro único também para atender aos beneficiários do Bolsa Família, por exemplo, além de outros programas sociais. A conferência é de extrema importância para que busquemos novas conquistas”, disse a secretária.

Após o pronunciamento das autoridades, os presentes assistiram à palestra da mestre em Serviço Social e consultora em Gestão de Políticas Públicas Valéria Giovannetti. A palestrante comentou sobre as políticas da assistência, o papel dos conselhos e as etapas das futuras conferências.

Durante o evento, também foram eleitos os delegados que vão representar o município na Conferência Regional no mês de outubro, em seguida, na Conferência Nacional, que ocorre em dezembro, em Brasília. Isso garantirá o cumprimento das normas estabelecidas pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas).

As conferências e os conselhos são oportunidades de participação popular. Dessa forma, a 9ª Conferência serviu de oportunidade para avaliar os avanços e entraves na implantação do sistema, a partir do estabelecido nos “Dez Direitos Socioassistenciais”, tema da 5ª edição, ocorrida em 2005, que estabeleceu metas a serem cumpridas pelo município a curto, médio e longo prazo até 2015.

Estiveram presentes à Conferência os secretários Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social), Francisco de Abreu (Habitação), Joaquim Henrique (Esportes e Lazer); o vereador Anderson Cavanha (Bruxão do Táxi); os servidores da Assistência Social; os representantes de associações locais além de munícipes. 

Relacionados