Itapevi realiza 3ª Cãominhada e 2ª Feira de Adoção de Cães e Gatos

A Prefeitura de Itapevi realiza, no próximo domingo (23), a partir das 9h, a 3ª Cãominhada de Itapevi e também a 2ª edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos. A oportunidade também servirá para quem ainda não vacinou seu animal contra a raiva, poderá levar seu bichinho de estimação (cão e/ou gato) ao posto de vacinação montado na Praça 18 de Fevereiro, no Centro, onde, inclusive, funcionará as três atividades públicas.

Lá, a população também receberá orientações sobre o funcionamento da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, bem como poderá esclarecer dúvidas sobre todos os serviços oferecidos pela pasta. As atividades estão programadas para acontecer das 9h às 12h.

Sobre a 3ª Cãominhada

O ponto de concentração da caminhada será às 9h, na Praça 18 de Fevereiro, no Centro. Neste ano, o evento é organizado pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais do município.

A saída acontece na Praça 18 de Fevereiro, percorre as avenidas Rubens Caramez e Cesário de Abreu, segue para a Rua Leopoldina de Camargo (Ita Shopping Centro) e retorna pelas mesmas vias sentido a Praça 18 de Fevereiro.

As primeiras 100 pessoas que chegarem ao local acompanhadas de seus bichinhos ganharão camisetas personalizadas do evento. De acordo com os organizadores, cães de grande porte devem estar com guia e focinheira, já os menores, apenas com guia. A entrada será 1kg de ração canina.

Além da caminhada, estão previstas diversas atividades, como a apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal e exposição de animais para adoção pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais de Itapevi.

Os cães policiais do Canil da GCM farão demonstrações simulando sua rotina de trabalho, como faro de detecção de entorpecentes, corrida de obstáculos e comandos de obediência por voz.

Também haverá sorteio de brindes e cinco premiações com troféus para os bichinhos que estarão, automaticamente, concorrendo nas categorias de pet mais exótico, menor e maior pet, pet mais carismático e pet mais parecido com o dono.

Durante o evento, veterinários voluntários darão instruções aos donos dos bichos sobre cuidados e bem-estar animal. A ração canina arrecadada será doada para organizações não-governamentais da cidade que cuidam de animais e participam do evento.

O evento deverá contar com tendas de hidratação para os cães presentes na Cãominhada.

Sobre a 2ª Feira de Adoção de Cães e Gatos

A Prefeitura realizou a 1ª edição da Feira no dia 25 de agosto e resultou na adoção de 18 animais, dentre eles um com deficiência. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, criada em julho deste ano. Assim como na primeira oportunidade, a Feira tem como objetivo dar um lar para os animais abrigados no Canil mantido pela administração.

O diretor do Departamento de Cuidados e Proteção Animal, Wander Rodrigues da Silva, explica que apenas maiores de 18 anos podem fazer as adoções e devem levar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço. Cães e gatos, em geral, no Canil, são sem raça definida.

Neste ano, a Prefeitura doou, até o mês de junho, um total de 18 animais em condições de abrigamento. Foram 12 cães e 6 gatos. Já em 2017, foram adotados 45 animais (37 cães e oito gatos). Os dados são da Divisão de Controle e Proteção Animal do município.

Com a reforma administrativa em vigor desde o dia 1º de julho deste ano, o serviço de adoção responsável da Prefeitura foi transferido do Departamento de Controle de Zoonoses, ligado à Secretaria de Saúde, para a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais.

Além da Feira, é possível adotar durante os dias da semana

Em Itapevi, é possível adotar gratuitamente um bichinho de estimação. Para isso, existe o programa Me Leva Pra Casa, um serviço de adoção responsável disponível a toda população.

Os interessados na adoção devem comparecer à Divisão de Controle e Proteção Animal (DCPA) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e escolher um animal. O equipamento fica na Rua Heloisa Hideko Koba, 21, na Vila Nova Itapevi.

Além de passarem por uma entrevista, os adotantes recebem informações sobre guarda responsável e orientações sobre os cuidados com animais. É preciso levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência – os bichinhos são registrados apenas em nome de adotantes com mais de 18 anos.

Posteriormente, o animal deve ser retirado no Canil da Prefeitura (Rua Jaspe, 7, na Vila Gióia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados. Os animais disponíveis para adoção já são vacinados, castrados, vermifugados e avaliados clinicamente.

Na hora da retirada, é necessário levar coleira e guia para cães e caixa de transporte para gatos.

“O processo de adoção responsável contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas”, explica Cátia Pasanisi, médica veterinária responsável pela DCPA.

Mais informações sobre o processo de adoção de animais podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862.

Vacinação de cães e gatos contra a raiva

A Praça 18 também receberá neste domingo (23) um posto de vacinação antirrábica para atender os bichinhos que ainda não foram vacinados contra a raiva. A campanha começou no dia 23 de julho.

Neste momento, as equipes volantes estarão percorrendo os bairros mais distantes da cidade para que nenhum animal fique sem vacina. A vacinação é gratuita e será aplicada pela equipe da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ), da Secretaria de Saúde do município. A recomendação é de que cães e gatos sejam vacinados a partir dos três meses de idade. 

Cuidados a serem tomados

Cães dóceis deverão ser levados com coleira e guia e conduzidos por pessoas com tamanho adequado para controlá-los e contê-los no momento de tomar a vacina. Já os gatos, como são naturalmente muito assustados, deverão ser levados em caixas de transporte ou similar, para que se evite fugas ou acidentes.

Não serão vacinados animais soltos e guiados por crianças. Animais bravos, por sua vez, deverão ser conduzidos com focinheira. Além disso, a secretaria recomenda que somente adultos com condições de conter os animais os levem aos pontos de vacinação.

Segundo o DCZ de Itapevi não deverão ser vacinados animais doentes, com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, ou que estejam convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.   Após a vacina, cães e gatos podem ficar com dores no local vacinado e apresentar febre.

Em 2017, a campanha de vacinação antirrábica vacinou 17.984 mil cães e 3.874mil gatos em toda a cidade. De acordo ainda com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o objetivo neste ano é de que 75% da população animal estimada das cidades sejam vacinadas. Em Itapevi, a estimativa é de que 32.577 animais devam receber a vacina segundo levantamento do Instituto Pasteur.

A DCZ do município fica na Avenida Prof. Dimarães Antônio Sandei, 375, na Vila Nova Itapevi. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4773-2785.

Relacionados