Itapevi realiza 1º Festival Interescolar de Pipas

A Prefeitura de Itapevi promoveu – por meio da Secretaria de Educação e do Programa Recreação pelo Movimento – o 1º Festival Interescolar de Pipas, no último dia 10. O evento, realizado no Estádio Municipal André Nunes Junior encerrou o projeto pedagógico denominado Pipa na Escola e reuniu autoridades locais, professores, pais e alunos.

A ação foi desenvolvida com os alunos da rede com o objetivo de prevenir e alertar quanto ao uso inapropriado do cerol e afins cortantes, bem como informar e conscientizar as crianças sobre os riscos de soltar pipa em locais inadequados como terrenos acidentados, rodovias ou próximo a redes elétricas.

De acordo com a Secretaria de Educação, o Festival Interescolar fez parte da quinta e última etapa do projeto que contou ainda com sensibilização e contextualização referente ao histórico da pipa no mundo, desenvolvimento de atividades pedagógicas, criação e escolha do slogan e devolutiva das ações para os alunos e comunidade escolar.

Saudoso quanto a sua infância, o prefeito Jaci Tadeu destacou a importância da segurança nas brincadeiras infantis. “Este evento me faz relembrar meus tempos de criança. E as brincadeiras saudáveis devem ser preservadas nos dias de hoje. Mas manter os cuidados é primordial, como empinar longe da rede elétrica e não usar cerol”, lembrou o prefeito. 

Na ocasião, uma dupla mista de cada escola teve a oportunidade de empinar as pipas confeccionadas por eles. Critérios como criatividade, modelo, cor, tamanho e vôo, elegeram as melhores pipas.

Os CEMEBs vencedores foram: Maestro Gilberto de Pinho, Machado de Assis, Profa. Magali Trevisan Proença de Almeida, Ver. Roberval Luiz Mendes da Silva. Além disso, a Secretaria de Educação ainda anunciou o slogan da campanha: “Solte pipa em Paz, com cerol nunca mais”, criado por alunos do CEMEB Magali Trevisan.

As 37 escolas participantes receberam um certificado e todos os alunos envolvidos no Festival foram premiados com uma pipa de tecido. O evento foi acompanhado pelo vice-prefeito Fláudio Azevedo e os secretários Lilian Braga (Educação); Israel Marques (Governo); Fábio José de Andrade (Administração); Laila Chaluppe (Saúde); Joaquim Henrique (Esportes e Lazer) e Ademir Braga (Cultura, Juventude e Turismo).

Relacionados