Itapevi promove Festival da Liga de Judô Paulista

_Festival_de_Jud-ItapeviO município de Itapevi sediou neste domingo (15), no Ginásio Municipal de Esportes, com o apoio das Secretarias de Educação e Cultura e Esporte e Lazer, mais uma edição do Festival da Liga de Judô Paulista.

O evento reuniu em torno de 400 crianças, com idade entre 05 e 13 anos, e contou com a participação das cidades de Carapicuíba, Guarulhos, Elias Fausto, Jacareí, Poá, Salto e São Paulo.

O encontro contou com a presença do vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, do secretário de Educação e Cultura, Edgard José Fiúza, do Presidente da Câmara, Marcos Ferreira Godoy (Teco), do vereador Paulo Rogiério de Almeida (Profº Paulinho), do Presidente da Liga de Judô Paulista, Manoel Esperidião, e dos representantes das cidades participantes.

“Ao ter o primeiro contato com o projeto da escolinha de judô, no início da gestão da prefeita Dra. Ruth, tive a certeza que seria uma ação promissora. Ao olharmos para estas crianças com quimonos, percebemos que são mais do que atletas, são cidadãos do futuro, que aprendem normas de conduta e educação, por meio do ensino do judô” disse o vice-prefeito Jaci Tadeu.

Antes do início das atividades, os alunos repetiram em voz alta o juramento proclamado pelo aluno Lucas Bortolini, sucedido por uma apresentação especial de “Nague No Kata”, dos judocas Matheus e Rafael Lopes. Divididos por peso e altura entre as categorias masculina e feminina, as crianças foram separadas em grupos de quatro, cada uma lutando duas vezes. Não havendo designação de vencedores, as crianças receberam bolas coloridas, uma medalha de participação e um lanche.

O professor da Escola Municipal de Judô, organizador do evento e vice-presidente da Liga Paulista de Judô, Carlos Alberto dos Santos, agradeceu a presença e a colaboração de todos. “O intuito de nosso festival é mostrar que o judô, além de uma prática esportiva, auxilia na formação educacional da criança, demonstrando aos pais dos alunos e demais presentes que, por meio de atividades lúdicas, orientações e correções, os alunos podem adquirir uma conduta de vida saudável e desenvoltura educacional”, disse Carlos Alberto.

A Liga de Judô Paulista existe há dez anos e, pela 5ª vez consecutiva, realiza o evento no município. Este ano, o festival bateu o recorde de participações, apesar da organização promover o festival somente com as demonstrações de luta, sem vertente de campeonato, como costuma ser realizado.

Para a dona de casa, Sueli Martins, o judô tem sido de grande auxílio para o crescimento de seu filho, Luis Eduardo. “O comportamento dele melhorou muito após as aulas. Ele costumava me responder e era muito agitado. Hoje, com seis meses de aula, ele demonstra mais interesse pelo estudo e está mais comportado”, afirmou Sueli.

A Escola Municipal de Judô é desenvolvida pelo Centro de Iniciação Esportiva e Social de Itapevi (CIESI), órgão criado pela Prefeitura e vinculado à Secretaria de Educação e Cultura. Oferecendo à população inúmeras atividades esportivas, além do Judô, o CIESI promove as modalidades de Futebol, Futsal, Ginástica, Basquete, Voleibol, Handebol, Dama e Xadrez, abrigando cerca de 1,7 mil crianças e jovens.

No mês de julho, a Prefeitura promoveu a reestruturação da sala de treinamento (Dojô) da Escola de Judô. Hoje, o ambiente conta com um tatame de 114m², recepção e sala de professores, onde ficam expostos fotos, medalhas, troféus, certificados, entre outras condecorações da equipe, e tendo, em média, 300 alunos participantes.

Relacionados