ITAPEVI PROMOVE A VII CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Evento_na_kolping_prefeitura_020Evento deste ano teve como tema central a participação e o controle social do SUAS

 Líderes de bairros, trabalhadores sociais, presidentes de entidades não governamentais, representantes da Prefeitura de Itapevi e usuários da assistência social estiveram reunidos nessa terça-feira (4), durante a VII Conferência Municipal de Assistência Social. Realizada na Kolping Cristo Rei, o evento deste ano teve como tema central a “Participação e Controle Social do SUAS – Sistema Único da Assistência Social”, quando foram propostas e debatidas ações que visam à participação dos usuários no Controle Social do Sistema Único.

 A Conferência organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania teve como finalidade avaliar a política da Assistência Social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único da Assistência Social na perspectiva da participação e do controle social e eleger delegados para a Conferência Regional de Assistência Social.

 De acordo com a Secretária Ruth Gianezzi 04 grupos foram formados ao longo do dia, os quais debateram a atuação do trabalhador da Assistência Social na perspectiva da articulação do protagonismo dos usuários da assistência na implementação do SUAS e fortalecimento do controle social discutindo propostas em relação à gestão, orçamento e co-financiamento propostos no Plano Decenal de Assistência Social nos três níveis de governo.

 Participaram do evento, além da Secretária Ruth Gianezzi, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Vera Lucia Soares dos Santos, o Comandante da Guarda Municipal Kleber Ferreira Maruxo, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Marcel Kraide, o Conselheiro Tutelar Milton Batista de Queiroz, além de presidentes de associações de moradores, representantes de abrigos, representantes de secretarias municipais, Hospital Geral, coordenadores de CRAS e representantes de usuários dos Programas Sociais de Itapevi.

 A Conferência contou com a presença de Vânia Maria Ramos, diretora técnica da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) Grande SP-Osasco.

 Falando em nome da Prefeita Dra. Ruth Banholzer, a Secretária de Assistência Social e Cidadania salientou a importância das conferências municipais para Itapevi, lembrando a todos que o aperfeiçoamento das ações lançadas pela Prefeita na área social só são possíveis quando todos participam. “Itapevi é hoje reconhecida por sua relevante atuação nessa área e isso graças ao apoio da Dra. Ruth às causas sociais”, comentou Ruth Gianezzi.

 Ao final da Conferência foram eleitos 06 delegados representantes da sociedade civil e do poder público que participarão da Conferência Regional, na próxima sexta-feira (14) em Osasco.

 Na avaliação da Conferência, a presidente do CMAS, Vera Lucia Soares, afirma que o encontro trouxe resultados muito positivos para Itapevi, “hoje podemos participar das decisões administrativas de nossa cidade. A capacidade do ser humano de ser e aprender é muito grande. Agradeço ao que este município nos oferece, nos dando a oportunidade em eventos como este. Cada um que aqui está faz toda a diferença”, afirmou Vera.

Relacionados