Itapevi promove a 1ª edição do Festival de Atletismo Inclusivo

A Prefeitura de Itapevi promove, no dia 27 de setembro (sexta-feira), das 8h30 às 12h, a inédita 1ª edição do Festival de Atletismo Inclusivo. A atividade é gratuita, aberta ao público e acontece no Centro de Iniciação ao Esportes – CIE (Rua Turiaçú, 8 – Cohab – Setor B).

Além dos atletas do programa Mais Esportes, participarão do evento: APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Itapevi, APAE Cotia e Associação Novo Começo – São Vicente (SP).

A competição de Atletismo Inclusiva será novidade porque a cidade nunca realizou o evento na pista do CIE para o público do paradesporto com convidados. Serão quatro provas nessa modalidade: corrida 100 metros, arremesso de peso, salto em distância e salto em altura. Todos adaptados para deficientes.

Todos os atletas participantes receberão medalhas.

“Queremos valorizar nossos atletas e demonstrar a importância em valorizarmos o ser humano. É por meio deste evento que evidenciamos o respeito, a tolerância e participação da sociedade junto aos atletas que praticam esportes e possuem deficiência intelectual, são cadeirantes e portadores de doenças congênitas”, afirma.

Segundo Cardoso, cerca de 90 atletas deverão participar da competição, entre os praticantes do Mais Esportes e das equipes visitantes.

Ele explica que a cidade está com vagas permanentes abertas para deficientes intelectuais nas modalidades de futsal, tênis de mesa e atletismo. Já cadeirantes e portadores de doenças congênitas podem praticar tênis de mesa e bocha, há oportunidades abertas. O atletismo é oferecido para deficientes intelectuais, cadeirantes e portadores de doenças congênitas.

Sobre o paradesporto em Itapevi

Atualmente, o paradesporto conta com um total de 92 atletas participando das modalidades de futsal, tênis de mesa, bocha, bocha adaptada e atletismo. As atividades são oferecidas em três locais no município: Ginásio de Esportes (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Centro), CIE (Rua Turiaçu, 8 – Cohab – Setor B) e Apae Itapevi (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Rua Cajuzeiro, 22 – Itaqui).

No Ginásio do Esporte são 43 atletas, sendo 25 do futsal, 15 do tênis de mesa e três da bocha adaptada. No polo do CIE são 17 atletas todos praticantes do atletismo. E na Apae são 32 praticantes do paradesporto: 15 da bocha e 17 do tênis de mesa.

Inscrições abertas para o paradesporto

As modalidades do paradesporto tem inscrições abertas de forma permanente para modalidades masculinas e femininas. A única exigência é que os candidatos tenham alguma aptidão ou interesse pelo esporte.

No Ginásio de Esporte, as aulas acontecem às terças e às quintas-feiras, das 10h às 11h30, para os praticantes do futsal. Os atletas de tênis de mesa treinam nos mesmos dias, das 13h às 14h. No CIE, os atletas do atletismo têm aulas das 8h às 11h. Na Apae, as aulas acontecem às segundas e às quartas-feiras, nos períodos da manhã, a partir das 8h, e da tarde, a partir das 13h.

“As equipes paradesportivas integram o programa Mais Esportes, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de iniciação, formação e qualidade de vida”, afirma Nilton Cardoso, professor do paradesporto de Itapevi.

Os interessados em praticar as modalidades devem ir até o Ginásio de Esportes (Avenida Rubens Camarez, 1000A – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e levar consigo RG, comprovante de endereço e um laudo médico da deficiência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4205-4464.

Mais Esportes

Em vigor desde 2017, o programa Mais Esportes oferece gratuitamente para a comunidade itapeviense aulas em 16 modalidades. O objetivo é formar atletas e oferecer oportunidades de inclusão social por meio do esporte.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4205-4464.

Relacionados