Itapevi promove 1º Torneio Interescolar de Jogos Matemáticos

A Prefeitura de Itapevi promoveu, nesta terça-feira (6), o 1º Torneio Interescolar de Jogos Matemáticos. A competição, realizada no auditório da Secretaria de Educação, no Centro, teve como objetivo estimular o desenvolvimento de raciocínio lógico e a definição de estratégias matemáticas, além de aprimorar as capacidades cognitivas e intelectual dos alunos.

Ao todo, 16 estudantes do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino participaram do Interescolar, que foi uma iniciativa de dois professores da rede municipal de ensino Gabriela Polon e Evandro Ribeiro Barbosa, orientadores da área de Matemática da Secretaria de Educação.

A iniciativa premiou com medalhas os primeiros, segundos e terceiros colocados dos Jogos Mijnlieff (1º a 3º ano) e do Jogo 123 (4º a 5º ano).  Os alunos também receberam certificados de menção honrosa.

“Os alunos estão desenvolvendo conjecturas, raciocínio lógico e estratégias. Eles assumem também desenvolvimento cognitivo, intelectual e maior ideia de pertença nas escolas”, explica a secretária de Educação, Elaine Maria Cruz. 

Aquecimento para campeonato

A disputa serviu como preparatório para o 1º Campeonato dos Jogos Matemáticos (JogoMat), que será realizado na Universidade de São Paulo (USP) no sábado (10). De cinco categorias, Itapevi disputará duas delas.  “A ideia não é apenas levarmos nossos alunos para competirem na Universidade de São Paulo, mas darmos continuidade às atividades desenvolvidas em sala de aula”, disse Gabriela.

Na USP, os alunos serão premiados com medalhas por categoria, certificado de participação aos estudantes e professores.

Confira os vencedores do 1º Torneio Interescolar de Jogos Matemáticos:

Jogo Mijnlieff – Categoria sub-8 (1° ao 3° ano):

1° lugar: Cauã Silva de Melo 2°A (Antônio Manoel de Oliveira)

2° lugar: Bárbara Bazali Cardoso Gomes 3°B (Dimarães Antônio Sandei)

3° lugar: Eduarda Rodrigues dos Santos 3°D (Tarsila do Amaral)

 

Jogo 123 – Categoria sub-10 (4° e 5° ano):

1° lugar: Pedro Henrique Crispim Feitosa 4°B (João Guimarães Rosa)

2° lugar: Renan Felipe Tavares Andrade 5°E (Maestro Heitor Villa Lobos)

3° lugar: José Victor de Souza 4°B (Jornalista João Valério de Paula Neto)

Relacionados