Itapevi promove 1ª Caminhada da Luta Antimanicomial

Para conscientizar a população sobre a importância de um tratamento diferenciado para pessoas com transtornos psíquicos, a Prefeitura de Itapevi – por meio da Secretaria da Saúde – realizou, no último dia 30, a 1ª Caminhada da Luta Antimanicomial.

Os participantes – pacientes, familiares e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) “Espaço Conviver” e das unidades de saúde – tomaram às ruas da cidade para mostrar a importância da causa para o desenvolvimento das pessoas com transtorno mental.

Concentrados na unidade de saúde mental, a caminhada seguiu pelas ruas da cidade  –    passando pela Secretaria da Saúde – até chegar à Praça 18 de Fevereiro. Cartazes coloridos com frases relacionadas ao tema, além de coro com a frase “Saúde não se vende, loucura não se prende”, chamaram a atenção de quem andava nas ruas, além de motoristas e comerciantes. Ao chegarem à praça, os participantes se divertiram ao som de uma série de músicas da Banda Musical da Guarda Municipal.

Vale lembrar que o CAPS II oferece diversas atividades de expressão artística, esportivas e educativas – em parceria com outras secretarias – que auxiliam na reabilitação diária de  portadores de transtorno mental grave e severo.

Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar que acolhe, avalia e propõe um projeto terapêutico que poderá contemplar cuidados intensivos (diários), semi-intensivos (alguns dias da semana) ou não intensivos (alguns dias do mês). O objetivo é criar um espaço de interação e sociabilidade para que não seja necessário a internação em um manicômio – aliada ao uso de medicação intensa.

Mais duas unidades

Para incentivar ainda mais a reabilitação de pessoas, a cidade passará a contar, em breve, com mais duas unidades do Centro de Atenção. O CAPS Infanto-Juvenil “Ciranda” (direcionado para crianças e adolescentes) e o CAPS AD “Reconstruir” (desenvolvido para alcóolatras e pessoas que usam drogas).

 

Relacionados