ITAPEVI PREPARA SEMANA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

educacao_ambiental_em_itapeviPrefeitura realizará diversas ações na cidade visando a qualidade de vida da população

Entre os dias 21 a 25 de setembro, a Prefeitura do Município de Itapevi, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizará a Semana Municipal de Educação Ambiental – SEMEA. A Semana é constituída pela Lei municipal (nº 1.795 de 26 de abril de 2006), sancionada pela prefeita Dra. Ruth Banholzer, e visa desenvolver ações de Educação Ambiental em Itapevi.

Na abertura, segunda-feira (21), haverá plantio de árvores e orientações técnicas voltadas aos integrantes do ProJovem. Os alunos participarão de um trabalho de educação ambiental, onde receberão orientações sobre a importância da árvore para o planeta, em seguida plantarão mudas de árvores, seguindo a metodologia correta, em áreas degradadas no município.

Na terça-feira (22), os integrantes do ProJovem participarão de uma atividade de estudo do meio, e conhecerão o sistema de tratamento de água na ETA (Estação de Tratamento de Água), Morro Grande Alto Cotia e serão orientados quanto ao seu uso racional, além de uma trilha ecológica, com acompanhamento dos técnicos da Sabesp e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Enquanto isso será ministrado aos munícipes inscritos anteriormente na Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Social, um curso para formação de instaladores hidráulicos. O curso acontecerá nos dias 22 e 23. “A ideia é capacitá-los para soluções de problemas simples no dia-a-dia, e, inclusive, ser um meio de geração de renda, auxiliando suas famílias”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Evangelista Azevedo Limas.

Uma palestra sobre Educação Ambiental, sobre o tema “Lixo e Água”, será ministrada na quarta-feira (23), aos integrantes do ProJovem. O evento possui o objetivo de construir conhecimento em relação à Sub Bacia Pinheiros-Pirapora da qual Itapevi faz parte, além de orientações sobre o consumismo e o descarte adequado do lixo.

Já na quinta-feira (24), haverá uma palestra aberta ao público, com a presença do Gerente de Cidades e Assessor Executivo do Município Verde Azul da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Dr. José Walter Figueiredo. A atividade será realizada na Câmara Municipal de Itapevi (Rua Arnaldo S. Cordeiro das Neves, 80 – Vila Nova Itapevi), onde o palestrante orientará quanto ao projeto Município Verde Azul. No mesmo dia, também será realizado no Espaço Cultural 930 (Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 930), gratuitamente à população, um Workshop com o Instituto Aryran junto à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, nesse espaço serão realizados exposições culturais, Aquarela e Espetáculos, voltados à Educação Ambiental.

Na sexta-feira (25), acontece um curso sobre o uso racional de água em departamentos públicos e empresas privadas. E, finalizando a Semana de Educação Ambiental no município, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de Educação e Cultura, Esportes e Lazer, Assistência Social e Cidadania e Sabesp, realizará no Clube de Campo de Itapevi, das 9h às 16h, multi-atividades ambientais. Estarão presentes alunos das escolas municipais, ProJovem e Conexão Jovem. O evento tem como objetivo estimular hábitos sustentáveis aos jovens itapevienses.  “Estamos, mais uma vez, trabalhando no sentido de conscientizar nossos jovens, que serão o futuro de Itapevi, numa questão muito importante. A preservação do meio ambiente é fundamental para que tenhamos uma melhor qualidade de vida”, disse a prefeita, Dra. Ruth.

Relacionados