Itapevi prepara grande mutirão de combate à dengue

A Prefeitura de Itapevi está preparando um grande mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As ações envolverão setores públicos, entidades e órgãos não governamentais, visando a multiplicação das informações e conscientizando a população a adotar as medidas necessárias para se barrar o avanço da doença em Itapevi.

Nessa semana, a Prefeitura realizou a formação de ‘brigadistas contra a dengue’, nas quais os servidores foram treinados para colaborar com a multiplicação das medidas preventivas entre os moradores, começando pela própria casa e seus locais de trabalho. Bolsistas do programa Frente de Trabalho Municipal também estão recebendo qualificação para ir às ruas orientar a população e apoiar o combate aos mosquitos.

Uma força-tarefa envolvendo as secretarias municipais está garantindo ações de limpeza urbana, eliminando criadouros do mosquito Aedes aegypti. Diversos bairros – como Vila Nova Itapevi, Jardim Vitápolis, Jardim Santa Rita e Jardim Julieta – já receberam equipes de manutenção, que retiram lixo e entulho acumulado e desobstruem galerias pluviais. O serviço será estendido a bairros específicos durante a próxima semana.           

De acordo com o secretário da Saúde, Paulo Rogiério, a campanha contra a dengue neste verão deverá ser a maior ação preventiva já feita na cidade. “Nosso objetivo é ensinar, motivar e educar a população de Itapevi. Queremos mobilizar o maior número de pessoas, para que ajudem a Prefeitura a impedir que a dengue volte a nossa cidade. Todos nós devemos assumir o papel de agente em nossa cidade, é um dever de todos o combate à dengue em Itapevi”, ressaltou.

Escolas municipais já aderiram à campanha de conscientização. Professores da Rede Municipal de Ensino desenvolveram atividades didáticas junto aos estudantes. A culminância das atividades aconteceu durante as formaturas da Rede Municipal de Ensino, nos últimos sábados (28 de novembro e 05 de dezembro). Nas ocasiões, o ginásio do Complexo Desportivo Educacional João Salvarani recebeu cartazes, faixas, banners e apresentações musicais sobre o tema.

“As formaturas escolares desse ano tiveram como tema lúdico a dengue, reforçando através da educação que todos nós podemos contribuir para conter o avanço da doença em nossa cidade. São momentos em que reunimos e conscientizamos milhares de pessoas quanto à prevenção”, destacou o prefeito Jaci Tadeu.

Relacionados