Itapevi possui a 4.ª melhor gestão pública da Região Oeste, aponta FIRJAN

Itapevi_Indice_firjanA gestão pública de Itapevi é apontada como uma das quatro melhores da Região Oeste da Grande São Paulo, segundo estudos realizados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), divulgados na última semana.

Denominado Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), o estudo tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que permitam o melhor aproveitamento dos recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios.

Os dados apontam que, em 2010, Itapevi atingiu o índice de 0,7378 – sendo enquadrado no Conceito B – Boa Gestão –, abaixo somente de Osasco (0,7572), Santana de Parnaíba (0,7798) e Barueri (0,9413). Entre os 645 municípios paulistas, Itapevi figura na 77.ª colocação; já entre as mais de cinco mil cidades brasileiras, Itapevi ocupa o posto de número 360.

O IFGF é composto por cinco indicadores: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, e tem como base de dados as estatísticas oficiais disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, constituídas por informações orçamentárias e patrimoniais prestadas pelos próprios municípios. A leitura do IFGF é simples: a pontuação varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.

Para a prefeita Dra. Ruth Banholzer, o resultado é mais um fruto da política administrativa realizada pela atual administração. “Uma das principais ações nesse setor foi a completa organização administrativa da Prefeitura, em especial na gestão fiscal e tributária. Combatemos a inadimplência entre os contribuintes da cidade, atualizando todo o cadastro, concedendo anistia de juros e permitindo a negociação de dívidas”, destacou Dra. Ruth.

“Por outro lado, estimulamos a ocupação industrial e comercial, concedendo incentivos tributários e ampliando a infraestrutura urbana nos pólos industriais”, ressalta. Estas ações contribuíram para o crescimento de 220% do orçamento municipal em seis anos, passando de R$ 135 milhões em 2005, para mais de R$ 550 milhões em 2012. Os recursos vêm sendo investidos em educação, saúde e geração de empregos. Esses três setores, inclusive, já foram tema de pesquisa do mesmo órgão, que também apontou Itapevi entre os melhores da Região Oeste.

Estudos da FIRJAN culminaram na divulgação do IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal), que colocou o município entre as cidades brasileiras com alto nível de desenvolvimento nos últimos anos. O resultado, com base no ano de 2009, destacou que Itapevi, com o índice 0,8365, ocupa a posição de número 105 entre todas as cidades brasileiras; no Estado de São Paulo, Itapevi é a 71.ª colocada, estando também entre as melhores da Região Oeste.

Relacionados