Itapevi participa da 24ª edição do Dia do Desafio em 30 de maio

Para incentivar a prática de atividades físicas e combater o sedentarismo, Itapevi participa, no dia 30 de maio, da 24ª edição do Dia do Desafio, uma campanha mundial cujo objetivo é estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos.

“A adesão ao Dia do Desafio é só mais um exemplo da prioridade que a Prefeitura dá ao esporte”, diz o prefeito Igor Soares. “Estamos construindo pistas de caminhada, a primeira Areninha da história de Itapevi, vamos entregar o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) e acabamos de reformar o Ginásio de Esportes – e isso é só o começo”, afirma.

Em Itapevi, a população poderá participar de atividades gratuitas em três pontos da cidade, com destaque para a Praça 18 de Fevereiro, no Centro, com programação das 6h às 21h – e aulão de ginástica das 8h às 9h e das 17h às 18h.

Também haverá aulões de zumba na quadra de Amador Bueno, ao lado do Cemeb Jornalista João Valério (18h às 19h), e no Ginásio de Esportes (19h às 20h).

Além disso, haverá ações nos polos de iniciação esportiva do programa Mais Esportes (8h às 18h), na Escola Livre de Dança (8h às 20h) e em academias particulares parceiras.

Ao mesmo tempo, serão promovidas ações destinadas aos servidores públicos, com exercícios de ginástica laboral nos órgãos públicos (das 8h às 17h), e aos alunos das escolas das redes municipal e estadual de ensino (8h às 18h).

Para o secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Itapevi, Cláudio Dutra, o Dia do Desafio estimula a prática de atividade física como forma de qualidade de vida. “Esta ação nos possibilita uma compreensão do exercício físico como forma saudável de cuidarmos do nosso corpo e do bem-estar da nossa mente. É por meio da movimentação corporal que garantimos uma saúde de melhor qualidade e reduzimos a possibilidade de doenças ligadas ao sedentarismo”, explica.

Competição entre cidades

Tradicionalmente, as cidades de todo o mundo participam umas contra as outras – desta vez, Itapevi irá enfrentar a cidade de Cachoeirinha (RS).

“O objetivo é trocarmos experiências sobre o que está sendo feito na área esportiva nas duas cidades”, disse o secretário adjunto de Esportes, Lazer e Juventude de Itapevi, Maurício Murakami.

No Brasil, as prefeituras participam do Dia de Desafio em parceria o SESC (Serviço Social do Comércio), que coordena a captação das cidades que participam da ação, organiza reuniões técnicas, distribui material de divulgação, fornece camisetas aos gestores municipais e realiza o controle e resultados da iniciativa.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi idealizado em 1984 pela Particip Action, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã. O Brasil participa da ação desde 1995.

Em 2017, na 23ª edição do Dia do Desafio, a iniciativa reuniu 51.739 participantes, quase 1/4 da população, em diversas atividades no município. No ano de 2016 participaram 28.437 mil pessoas – uma alta de 82% do ano anterior para o retrasado. A cidade rivalizou com o município de Turmero, na Venezuela.

Mais Esporte

Em vigor desde o início deste ano, o Programa Mais Esportes oferece gratuitamente para a comunidade itapeviense aulas em 20 modalidades. O objetivo é formar atletas e oferecer oportunidades de inclusão social por meio do esporte.

Atualmente, cerca de 3.400 crianças e jovens itapevienses estão inscritos em alguma das atividades do programa.

Para se inscrever em qualquer modalidade esportiva, o interessado deve ir diretamente ao Complexo Desportivo Educacional João Salvarani (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

No ato da inscrição, é necessário preencher uma ficha cadastral com os dados da criança, além de apresentar cópia do RG ou certidão de nascimento, foto 3×4, comprovante de endereço e laudo de liberação médico para prática esportiva. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4205-4464.

Investindo sem parar

Os investimentos da Prefeitura em esporte têm sido constantes. Em breve, por exemplo, o Jardim Vitápolis vai ganhar uma nova área de lazer: a Areninha, um equipamento esportivo multiuso destinado à toda comunidade de seu entorno. As obras começaram em fevereiro de 2018. Ela terá pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, meia quadra de basquete para modalidade street e uma quadra de futebol society com gramado sintético. A previsão é que o espaço seja entregue em junho.

Já no Alto da Colina, quem vai entrar em operação em breve é o CIE (Centro de Iniciação ao Esporte). Iniciada em novembro de 2015, a obra deve ser entregue neste ano à população. O espaço será aberto aos jovens e crianças da comunidade, oferecendo atividades como ballet e ginástica no contraturno do período escolar, dentre outras modalidades.

A Prefeitura também entregou, no início de maio, a nova pista de caminhada do Ginásio de Esportes, no Centro. Com 240 metros de extensão, ela se soma a uma série de melhorias que foram executadas no local, como a reforma dos assentos, a instalação de painéis e a pintura tanto da área externa como das quadras internas do equipamento.

Relacionados