Itapevi lança neste sábado (26) sétimo livro do programa ‘Eu Escrevo, Tu Escreves, Nós Mudamos’

Livro_1O programa “Eu Escrevo, Tu Escreves, Nós Mudamos”, desenvolvido desde 2005 pela Prefeitura de Itapevi em parceria com o Instituto Sidarta, chega à sua sétima edição.

 O trabalho, que conta com a participação de alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, objetiva incentivar, por meio de um concurso, a produção textual nas escolas e o gosto pela leitura. A cada ano um novo tema é escolhido para ser trabalhado nas salas de aula nos mais diversos gêneros textuais, como crônica, poema e notícia. 

O lançamento do livro deste ano, cujo tema é “Literatura: Janelas para o Mundo”, acontece neste sábado (26), a partir das 09h, no ginásio do CIEF, situado à avenida Pedro Paulino, 120, Cohab I. A cerimônia contará com a presença da prefeita Dra. Ruth Banholzer e do vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, cerca de 30 mil alunos da Rede Municipal de Ensino participaram do programa este ano. Nos últimos meses, os estudantes iniciaram a produção de milhares de obras sobre o tema em diversos gêneros estabelecidos de acordo com as diferentes faixas etárias e graus de escolaridade: Rima, Desenho e Escrita (Pré, 1º e 2º anos), Poema (3º e 4º anos), Narrativa (5 e 6º anos), Crônica (7º e 8º anos), Artigo de Opinião (9º ano e Ensino Médio) e Relato de Memória (EJA – Ciclo 1 e Ciclo 2).

Também foram estabelecidos sub-temas visando facilitar o processo de criação dos alunos. Estudantes do Pré, 1º e 2º ano trabalharam o sub-tema “Rima ou combina?”; para o 3º e 4º anos, o sub-tema escolhido foi “Quando nasce um poema, nasce também um poeta”. Alunos do 5º e 6º anos trabalharam o sub-tema “Aconteceu em algum lugar, em algum tempo”. Já para os 7º e 8º anos, foi estabelecido o sub-tema Tudo ao mesmo tempo” e, para o 9º ano e Ensino Fundamental, “Opinar para transformar”. Aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o sub-tema sugerido foi “A vida só é possível reinventada”.

Ao todo, foram selecionadas as 200 melhores obras dos estudantes e 10 textos elaborados pelos professores. O resultado deste trabalho será apresentado à população durante o evento deste sábado: uma rica obra literária que apresenta diversas linguagens e pontos de vista, contribuindo também para estimular o gosto pela leitura em crianças, jovens e adultos.

Relacionados