Itapevi lança Campanha do Agasalho 2018 com meta de arrecadar 50 mil roupas de frio

A Prefeitura de Itapevi lançou, na última sexta-feira (13), a Campanha do Agasalho 2018. A administração anunciou como meta o recolhimento de 50 mil doações neste ano. Durante o lançamento, foram recolhidas mais de 1,5 mil peças. A meta é a mesma estabelecida no ano anterior, mas agora o foco é arrecadar peças específicas para o uso no inverno.

A cerimônia foi realizada na Comunidade Kolping Cristo Rei, no Jardim São Carlos, com a participação de mais de 400 pessoas. A campanha é organizada pelo Fundo Social de Solidariedade, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Defesa da Cidadania e da Mulher.

Durante a campanha, haverá postos de coleta de doação nos dois shoppings da cidade, em pontos do comércio, prédios públicos municipais, todas as unidades escolares da rede municipal e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até o momento, foram instalados 157 postos de coleta.

Neste ano, serão aceitos apenas agasalhos, cobertores, roupas de frio e peças em perfeito estado de uso e conservação. Não serão aceitas roupas sujas, mofadas ou rasgadas.

No ano passado, a meta inicial era recolher um total de 50 mil doações. No entanto, a Prefeitura superou todas as expectativas e anunciou a arrecadação de 96.380 peças doadas, obtendo 92,7% a mais de donativos recebidos. A iniciativa contou com a adesão de milhares de pessoas, empresários, comerciantes e entidades sociais.

A primeira-dama e presidente de honra do Acolher – Fundo Social de Solidariedade, Lisianne Soares, representou o prefeito e disse estar entusiasmada para mais um ano de arrecadações e doações. “Queremos que todos que precisam sejam bem acolhidos e atendidos. A causa da solidariedade é justa e humana. Vamos aquecer os corações de quem precisa. Quando o frio chega ele é terrível, por isso pensemos no próximo e ajudemos quem necessita”, disse.

A secretária de Desenvolvimento Social, Defesa da Cidadania e da Mulher, Elaine Freitas, também deu seu recado. “Toda doação é bem-vinda. Contabilizaremos todos os tipos de peças, mas queremos essencialmente as de frio. Esta campanha é pensada levando em consideração o bem-estar da população mais carente a da nossa cidade e que precisa do auxílio do poder público”, destacou.

Como desafio, a primeira-dama pediu que os vereadores arrecadem duas mil doações cada um e as secretarias municipais consigam também duas mil doações cada.

A moradora do Parque Suburbano, Telma Ferreira de Aquino Silva, 41, presidente da ONG “Amigos Unidos pelo Amor”, disse que a iniciativa ajudará muitas pessoas. “No ano passado aquecemos os lares de muitas pessoas que moram no nosso bairro”, afirmou. “Recebemos, na época, as peças do Acolher e já começamos a distribuição para aquelas famílias que mais necessitavam. Pelo fato de estarmos diretamente em contato com a comunidade auxiliamos na distribuição e entrega das roupas, que, neste ano, ajudarão mais pessoas em nossa cidade”, disse.

O lançamento da Campanha do Agasalho 2018 contou ainda com as apresentações do coral da Terceira Idade do CCI (Centro de Convivência do Idoso); da Escola Municipal Livre de Dança, com a coreografia “O quanto de ti cabe em mim”, da coreógrafa e bailarina Luana Oliveira; do coral de crianças da Escola Livre de Dança com a participação do cantor Lucas Emanuel e o tradicional desfile de moda que teve como modelos alunos da Escola de Artes de Itapevi, além da presença de autoridades políticas, empresários, presidentes de ONGs (Organizações Não Governamentais) e instituições sociais de Itapevi.

Como participar

Para saber onde estão os pontos de coleta e como doar, basta ligar no 4143-9700 ou ir pessoalmente até a Secretaria de Desenvolvimento Social (Rua Escolástica Chaluppe, 154 – Centro). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O e-mail para contato é ([email protected]).

Relacionados