Itapevi lança campanha ‘Consumo Consciente’ no Dia Mundial da Água

A Prefeitura, por meio das Secretarias de Planejamento e Gestão e de Administração, lançou na terça-feira (22) a campanha ‘Consumo Consciente: Abrace Essa Ideia’, com o objetivo sensibilizar servidores com relação à temática do consumo e seus consequentes impactos sócio ambientais, contribuindo para a redução do consumo de água, luz, telefone, entre outros insumos, como materiais de escritório.

O lançamento, que ocorreu no Centro de Formação de Professores Anísio Spínola Teixeira, apresentou aos servidores municipais a palestra ‘Consumo Consciente’, na qual destacou o valor da participação de cada colaborador na ação, disseminando a importância do uso racional, formando a cada dia consumidores mais responsáveis.

Na abertura do encontro, o secretário de Administração, Fábio Andrade, falou sobre a economia que a Prefeitura alcançou nos últimos meses. “Nosso bem mais precioso é a agua e hoje sabemos que ela é mais um recurso esgotável. Nós temos adotados medidas e trabalhado junto aos funcionários, para que seja realizada uma ampla economia, não só no desperdício hídrico, mas de papel, plástico e outros materiais”, declarou Fábio.

O prefeito Jaci Tadeu falou sobre das expectativas do projeto. “Estamos em tempos onde a economia deve ser feita em diversos setores, principalmente em relação aos nossos recursos naturais. Espero que as pessoas passem a multiplicar as informações e auxiliem na conscientização sobre o desperdício”, ressaltou o prefeito.

Realizado no Dia Mundial da Água, o evento também contou com a presença da secretária de Governo, Ruth Banholzer, da secretária de Educação, Lilian Braga, do secretário de Segurança, Márcio Reis, do comandante da GMI, Eduardo dos Santos, e do superintendente da ItapeviPrev, Kamal Rachid.

Uma apresentação da Companhia de Dança, com o espetáculo ‘‘Coreografia da Água’’, e uma interpretação, de voz e violão, da música ‘Planeta Água’, de Guilherme Arantes, além de uma exposição informações sobre consumo consciente e sustentabilidade fizeram parte da ação.

Lavagem com água de reuso

Ainda com o intuito de economizar os recursos potáveis da cidade, a Prefeitura de Itapevi, utiliza água de captação da chuva para a lavagem dos veículos da Guarda Municipal. O reservatório fica na Base da Corporação e além da lavagem, o serviço também auxilia na manutenção dos carros e na limpeza dos boxes dos cães que ajudam na segurança do município.

O reaproveitamento da água passa por um processo de potabilidade instalado no lava rápido dentro da Base da Guarda, sendo infiltrada numa caixa d’água de 5 mil litros. Com a quantidade captada, é possível lavar em média 15 viaturas por dia. O objetivo da Prefeitura visa reduzir o custo de fornecimento e o consumo da água pela Administração Municipal.

A limpeza com água de reúso já é uma ação idealizada pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Eurofarma, na qual a empresa possui uma instalação para tratamento e auxilia a Secretaria. Já as equipes de serviço do Viveiro Municipal, executam uma poda periódica na cidade e além disso, também usufruem da água de reúso para a lavagem de vias, praças e regação de canteiros em épocas de estiagem. O serviço também é utilizado para cuidar do plantio que o Viveiro possui.

Relacionados