Itapevi inicia pintura de um dos maiores corredores de grafite do Brasil

A cidade de Itapevi, na Grande São Paulo, já conta com o maior grafite do mundo, pintado pelo Kobra na empresa Cacau Show. Agora, iniciou no último domingo (4) a West Side Gallery (Galeria do Lado Oeste), que será uma das maiores do Brasil.

Com a participação de 18 artistas, a galeria está sendo pintada no Corredor Oeste, na região central, em trecho de 630 metros lineares, totalizando 3.784 metros quadrados. Além de ser uma das maiores galerias do Brasil, a iniciativa é inédita no país excetuando as capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Os trabalhos têm conclusão agendada para sábado (10), quando também terão apresentações musicais no local, das 9h às 18h.

A idealização do projeto é da Prefeitura de Itapevi, com patrocínio da empresa Lopes Supermercados e curadoria da Instagrafite. “Valorizar a arte urbana é um dos nossos objetivos. Já temos prédios públicos, viadutos e outras paredes em diversas vias grafitadas e agora queremos dar oportunidade a mais artistas para atuarem diretamente no embelezamento urbano da cidade”, destacou o prefeito Igor Soares (Podemos).

Para patrocinar a iniciativa, a Lopes Supermercados participou de chamamento público aberto pela Prefeitura. “Com sete anos no município de Itapevi, é com grande satisfação que vamos contribuir efetivamente com o fortalecimento da arte urbana. Valorizar a cultura e as iniciativas locais integram as políticas da rede que completa 45 anos e conta com 30 lojas”, destacou Fabiana Tarsitano Mourão, representante da unidade em Itapevi.

A West Side Gallery de Itapevi foi inspirada na East Side Gallery, situada no lado leste do antigo muro de Berlim, na Alemanha. A galeria alemã tem 1.113 metros.

Dentre os artistas envolvidos no projeto de Itapevi, estão o casal Chivitz e Camila Pavanelli, mais conhecida como Minhau. Obras dos dois podem ser encontradas em vários endereços da capital, como: Estação da Luz, ruas Augusta e Frei Caneca e muros do Brás.

De Itapevi, Sipros já tem pinturas em diversos países, como: Estados Unidos (Massachusetts, Nova Iorque, Carolina do Norte e Miami), México, China, entre outros.

Relacionados