Itapevi ganha 6 novas lombofaixas para aumentar segurança no trânsito

A Prefeitura tem investido em ações para tornar o trânsito mais seguro. Uma delas é a implantação de lombofaixas pela cidade. Mais elevado que o nível da rua, o dispositivo dá maior mobilidade a cadeirantes, crianças e idosos, ao mesmo tempo em que é mais visível aos motoristas.

Desde o início de 2017, já foram instaladas 6 lombofaixas na região central de Itapevi, sendo três na Avenida Presidente Vargas, duas na Avenida José Michelotti e uma na Rua Prof. Dimarães Antonio Sandei. Ao todo, Itapevi conta com 10 desses dispositivos.

“Ter um trânsito mais seguro é fundamental para o dia a dia de Itapevi”, diz o prefeito Igor Soares. “É por isso que nós temos investido na lombofaixa, que é um mecanismo simples e eficiente para garantir a tranquilidade nas nossas ruas e avenidas”, afirma.

A Prefeitura também está aprimorando a sinalização das faixas de pedestres. De janeiro do ano passado a janeiro de 2018, cerca de 690 faixas foram pintadas em toda a cidade.

Mais colorido, mais seguro

Outra melhoria estratégica implementada pela Prefeitura foi a pintura de faixas de pedestre nas cores vermelha e branca. Em 2018, 35 faixas de pedestres da região central receberam esse tratamento.

“O objetivo de deixar a faixa nestas tonalidades é dar mais visibilidade aos motoristas, proporcionando maior segurança aos pedestres”, diz Henrique Teixeira, diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Itapevi, órgão responsável pelas informações.

Os benefícios não se restringem ao Centro. “A princípio, estamos pintando todas as faixas de pedestres nas proximidades das escolas do município. Nosso objetivo é deixar todas elas pintadas para garantir a segurança das crianças”, explica Teixeira. Os trabalhos começaram em paralelo à reforma das 31 escolas do município.

No ano passado, como parte das ações de melhoria do trânsito, o Demutran pintou ainda 3,5 km de calçadas na cidade. “A calçada pintada proporciona mais segurança àqueles que circulam, além de oferecer melhor visibilidade de todos.

Sobre o Cidade Bela

O programa Cidade Bela contempla uma série de ações para recuperar a região central de Itapevi. O objetivo é deixar o município mais bonito, resgatando a autoestima dos itapevienses pela sua cidade.

Além de revitalizar os espaços públicos do município, o Cidade Bela contempla melhorias no sistema de limpeza da cidade, com a renovação da frota de coleta de lixo e novo sistema de coleta por meio de contêineres.

Ao mesmo tempo, a Prefeitura está realizando uma série de intervenções urbanísticas, com ações de paisagismo e recuperação de praças e canteiros centrais, reforçando a retirada de pichações e a limpeza de vias públicas.

Também estão previstas obras para readequar o trânsito em pontos estratégicos da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes e o reparo de sinalizações. Haverá também obras de acessibilidade e a instalação de novos pontos de ônibus.

Relacionados