Itapevi elege representantes que participarão da Conae 2014

Reuniao_CONAECom o objetivo de escolher os representantes da cidade na etapa intermunicipal,  levando propostas de melhorias nas diversas esferas da edução, na última sexta-feira (21), aconteceu o Encontro Municipal de Mobilização da Conferência Nacional de Educação (Conae), no Espaço Cultural 930 – Jardim Santa Rita. 

Durante toda a manhã, professores, gestores, estudantes, pais, profissionais da educação, agentes públicos e sociedade civil estiveram reunidos para debater diversas questões relacionadas ao universo educacional. O público presente teve a oportunidade de participar de palestras ministradas pelos representantes da educação de Itapevi, que abordaram temas como a democratização do acesso à escola; a valorização, remuneração e formação dos profissionais da educação, além da transparência e do controle social dos recursos.

O secretário de Educação e Cultura, Cesar Pimentel, discursou a respeito do objetivo e da importância do encontro. “A Conae exerce o papel do espaço democrático, aberta pelo poder público para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. Ela é organizada para tematizar o ensino escolar desde o nível primário ao  superior”, explicou o secretário, que também ministrou uma palestra sobre a legislação que envolve os direitos e deveres dos educadores e profissionais da educação.

Já o vice-prefeito, Fláudio Azevedo, direcionou a discussão fazendo um breve comparativo à educação de anos atrás com a atual. “Com a constituição de 1988, o Brasil avançou muito e fortaleceu o poder da democracia. Pois isso, é muito importante que os assuntos relacionados à educação sejam decididos com a participação da população. Afinal, para conseguirmos um ensino escolar cada vez melhor precisamos de propostas que visem o bem comum”, salientou Fláudio.  

Ao final das palestras, os presentes se dividiram em grupos para a escolha dos representantes do município – conhecidos como delegados – que farão parte da Conferência Intermunicipal, que acontece em Barueri, nos dias 26 e 27 de julho. Durante o evento foram escolhidos 200 delegados (mais os suplentes), sendo 20 deles do segmento de educação profissional, outros 20 para a educação superior e, 160 dos eleitos fazem parte do segmento de educação básica.

Os eleitos representarão a cidade nas próximas conferências que antecedem a 2ª Conferência Nacional da Educação (Conae 2014), que será realizada em Brasília, entre os dias 17 e 21 de fevereiro.

Relacionados