Itapevi elege novos integrantes do Conselho de Alimentação Escolar

O Conselho de Alimentação Escolar de Itapevi (CAE) escolheu, na quinta-feira (28), os novos integrantes da organização responsável por fiscalizar os serviços de alimentação escolar no município. A eleição foi realizada no auditório da Secretaria de Educação, no Centro.

Como membros titulares, foram eleitos Willian Roberto Borges de Miranda (presidente), Anderson dos Santos da Silva (vice-presidente), Juliana Soares de Oliveira Brito, Ivete Toledo de Moraes Pádua Melo, Cristtiana Ferreira Amaral, Marisangela da Silva Albuquerque e Elizeu Martins Filho.

Já os novos suplentes são Rodrigo Rodrigues da Fonseca, Thiago Alexandre da Silva Araújo, Manoel Cunha Filho, Elpídio Magalhães, Carlos Alexandre Francisco, Alvinez Aparecida Borges e Luiz Carlos Gonzales.

Com mandato de quatro anos (2019 a 2023), os conselheiros têm a tarefa de se reunirem uma vez por mês para fiscalizar a aplicação dos recursos federais transferidos para o município e zelar pela qualidade dos produtos, acompanhando desde a aquisição até a distribuição dos alimentos na rede de ensino.

Também é função dos conselheiros avaliar o serviço da alimentação escolar nas escolas, depósitos, locais de armazenamento e transporte, assim como divulgar a atuação do CAE como organismo de controle social e de fiscalização do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Refeições

A Prefeitura de Itapevi fornece para a rede municipal de ensino cerca de 60 mil refeições diariamente, entre café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de jantar e ceia para os matriculados nas creches noturnas.

A alimentação diária é oferecida a todos os alunos da rede municipal de ensino, desde as crianças do berçário até os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O cardápio semanal, balanceado e controlado por nutricionistas, oferece bebida láctea, achocolatado, biscoitos, sucos, iogurte, pão integral, geleia, margarina, requeijão, arroz, feijão, macarrão, carne bovina, frango, peixe, ovos, verduras e legumes, utilizados em diferentes receitas, bolo e frutas da estação.

Merenda reforçada

O Sexta Feliz é um programa destinado a complementar a alimentação dos alunos da rede municipal de ensino, beneficiando mais de 30 mil crianças. 

O programa distribui um lanche extra, às sextas-feiras, na saída da escola, complementar à merenda que já é servida para todos os estudantes da rede municipal.  

Com combinações diferentes, que variam a cada sexta-feira, o kit inclui suco, achocolatado, frutas, lanches, bolo biscoitos. O alimento entregue às crianças possui a quantidade de nutrientes correspondente a um lanche da tarde, com cerca de 150kcal. 

Relacionados