Itapevi e Jandira formam 52 novos Guardas Municipais

Guarda_Formatura_2011Em cerimônia realizada no CEMEB Dra. Zilda Arns Neumann, no Jardim São Carlos, 52 novos guardas municipais de Itapevi e Jandira passaram, de forma definitiva, a compor o quadro funcional das corporações. O evento ocorreu na manhã de sábado (13) e contou com a presença das prefeitas Dra. Ruth Banholzer (Itapevi) e Dra. Anabel Sabatine (Jandira), do vice-prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu da Silva, e autoridades locais.

 

De acordo com a Secretaria de Segurança de Itapevi, responsável pela elaboração e manutenção do curso, foram treinados 17 novos guardas para a cidade de Itapevi – que passa a contar com um efetivo de 252 profissionais. A ampliação e modernização da Guarda Municipal foi ressaltada pelo vice-prefeito Jaci Tadeu.

 

“Começamos do zero, em 2005, a oferecer condições dignas para a nossa Guarda Municipal, que estava totalmente desacreditada. A Guarda passou a contar com uma base estruturada, duas bases avançadas em bairros distantes do centro, e equipamentos de qualidade. Hoje, não apenas formamos com qualidade nossos agentes, como também oferecemos qualificação a corporações de cidades vizinhas”, disse Jaci.

 

A Guarda de Jandira, com a formação de 35 novos profissionais, ampliou sua corporação para 149 agentes. “Sabemos que segurança é um dos três pilares de sustentação de nosso país. Com mais esta formação, e com os investimentos em equipamentos, contribuímos com as ações de segurança em nossa cidade”, afirmou o secretário de Segurança de Jandira, Paulo Muniz. A prefeita de Jandira, Anabel Sabatine, agradeceu o apoio da administração itapeviense em mais uma formação de guardas. “Dra. Ruth sempre foi solidária com a cidade de Jandira, nos ajudando sempre. Tenho enorme gratidão a todos que estão nos ajudando nessa caminhada”, comentou Anabel.

 

Durante quatro meses, os participantes das duas corporações aprenderam sobre técnicas operacionais, armamento, procedimentos gerais, radiocomunicação, civismo, história dos municípios, língua portuguesa, direção defensiva, prevenção a entorpecentes, preservação ambiental, condicionamento físico, defesa pessoal, ordem unida, trânsito, direitos humanos e funções e atribuições da corporação.

 

“É uma nova etapa na vida de vocês, que passam a contar com duas famílias – uma em suas casas e a outra, dentro da Guarda Municipal. Além disso, vocês passam a ter uma nova grande responsabilidade, que é de preservar a vida humana. Tenho imenso orgulho de nossa Guarda Municipal, que em nenhum momento nos decepciona”, destacou Dra. Ruth, em mensagem aos novos guardas.

 

Compareceram ao evento o presidente da Câmara Municipal de Itapevi, Luciano Farias; os vereadores itapevienses Marcos Ferreira, Igor Ebert, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), Roberval Luis Mendes (Val) e Julio Cesar Portela; e os secretários Kléber Maruxo (Segurança) e Evangelista Azevedo Limas (Meio Ambiente). Representando o município de Jandira, estiveram presentes os secretários Gilmar Rodrigues (Meio Ambiente) e Ronie Anunciação (Comunicação Social), o coordenador da Defesa Civil, capitão Nilson Marcos de Castro, o comandante da Guarda Municipal, capitão José Carlos Querato, e o vereador Geraldo Teotonio da Silva (Gê). Além desses, estiveram presentes o juiz de Direito da Vara Criminal do Fórum de Itapevi, Dr. Rodrigo Bueno de Godoy, a promotora de Justiça, Sandra Remberg,  e a delegada de Polícia de Itapevi, Dra. Isabel Ferraz, dentre outras autoridades.

 

Relacionados