Itapevi debate Sistema Único de Assistência Social na próxima semana

ItapeviMoradores, autoridades e técnicos de assistência social debaterão as políticas de assistência social do município e propor novas diretrizes para a melhoria e avanço do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), durante a 9.ª Conferência de Assistência Social.

O evento acontece na sexta-feira, dia 05 de julho, a partir das 8h, no CEMEB Bemvindo Moreira Nery – situado à avenida Pedro Paulino, 74, Cohab.

O tema de debate deste ano é “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS” e a abertura oficial deve contar com a presença do prefeito Jaci Tadeu, da secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi, e de outras autoridades municipais.

As conferências e os conselhos são espaços onde se efetiva a participação popular. Desta forma, a 9.ª Conferência é o momento de conferir os avanços e entraves na implantação do sistema, a partir do estabelecido nos “Dez Direitos Socioassistenciais”, tema da 5.ª edição, ocorrida em 2005, que estabeleceu metas a serem cumpridas pelo município a curto, médio e longo prazo até 2015.

O prefeito Jaci Tadeu salienta a importância da mobilização da população, a fim de interagir de forma direta nas soluções que devem ser adotadas pelo município. “Cada vez mais os munícipes estão engajados em trabalhar para melhorar as propostas de nossa cidade. Um grande exemplo foi a Conferência Municipal das Cidades, que aconteceu há algumas semanas atrás, e reuniu dezenas de pessoas que ajudaram a elaborar soluções habitacionais para Itapevi”, lembrou o prefeito.

Durante o evento também serão eleitos delegados para participar da Conferência Regional (etapa subsequente a fase municipal), garantindo a paridade entre organizações governamentais e não governamentais e o cumprimento das normas estabelecidas pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Consea). A secretária reforça a importância da realização das conferências municipais em Itapevi, uma vez que proporcionam a participação popular na efetivação de políticas públicas, para garantir os direitos de todos quantos delas necessitarem.    

Serviço:

9ª Conferência Municipal de Assistência Social

Data: 05 de junho

Horário: a partir das 8h00

Local: CEMEB Bemvindo Moreira Nery – avenida Pedro Paulino, 74 – Cohab

Relacionados