Itapevi conquista três medalhas nos Jogos Matemáticos da USP

No último sábado (10), alunos da rede municipal de Itapevi conseguiram uma importante conquistas na matemática. Três deles faturaram medalhas no 1º Campeonato JogoMat (Jogos Matemáticos), realizado na USP e promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática/ Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (CAEM/IME/USP).

Ao todo, 16 estudantes do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino participaram da competição em duas categorias. Os medalhistas foram da categoria Sub-10 (4º e 5º ano), no Jogo 123. O 2º lugar (medalha de prata) ficou com o estudante Lucas Gabriel Carlos da Silva Peres (5º ano B – Cemeb Tarsila do Amaral); o 3º lugar (medalha de bronze), com o aluno Pedro Henrique Crispim Feitosa (4º ano B – Cemeb João Guimarães Rosa) e o 4º lugar (medalha de bronze), com Vitor Hugo Negri Costa (4º ano A – Cemeb Manuel Bandeira).

Também foram disputados os Jogos Mijnlieff (1º a 3º ano), mas não houve medalhas nesta modalidade. Ao todo, 17 professores da rede municipal acompanharam os estudantes itapevienses – ao longo das etapas preparatórias, ainda em meados de agosto deste ano, 30 professores participaram das atividades dentro de sala de aula.

“Nosso objetivo foi proporcionar aos professores e estudantes atividades lúdicas e diferenciadas que agregam valor e significado no ensino e aprendizagem da disciplina de matemática”, destacou Gabriela Polon, orientadora da área de Matemática da Secretaria de Educação de Itapevi que também acompanhou os competidores. 

Ainda de acordo com ela, o objetivo futuro será “ampliar a participação das escolas, professores e alunos da rede”, explicou. “A proposta é ampliarmos a competição por meio do torneio que fizemos internamente para que as outras escolas queiram participar da competição da USP, ao mesmo tempo conseguiremos trazer um ensino de qualidade e mais prazeroso em sala de aula para as crianças”, finalizou.

O torneio da USP mobilizou 800 alunos de 12 escolas do município.  Foram elas: Cemeb Antonio Manoel de Oliveira (Jardim Rosemary), Bemvindo Moreira Nery (Cohab), Prof. Dimarães Antonio Sandei (Jardim Nova Itapevi), Prof. Edevaldo Caramez (Jardim Portela), Maria Roncaglia Michelotti (Chácara Vitápolis), Jornalista João Valério de Paula Neto (Amador Bueno), João Guimarães Rosa (Chácara Vitápolis), Maestro Heitor Villa Lobos (Parque Suburbano), Manuel Bandeira (Jardim Briquet), Orlando Villas Boas (Jardim Nova Cotia), Tarsila do Amaral (Vila Aurora) e Zilda Arns Neumann (Jardim São Carlos).

1º Torneio Interescolar de Jogos Matemáticos

No dia 6 de novembro, a Prefeitura de Itapevi promoveu o 1º Torneio Interescolar de Jogos Matemáticos. A competição, realizada no auditório da Secretaria de Educação, no Centro, teve como objetivo estimular o desenvolvimento de raciocínio lógico e a definição de estratégias matemáticas, além de aprimorar as capacidades cognitivas e intelectual dos alunos.

Ao todo, 16 estudantes do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino participaram do Interescolar, que foi uma iniciativa de dois professores da rede municipal de ensino Gabriela Polon e Evandro Ribeiro Barbosa, orientadores da área de Matemática da Secretaria de Educação.

A iniciativa premiou com medalhas os primeiros, segundos e terceiros colocados dos Jogos Mijnlieff (1º a 3º ano) e do Jogo 123 (4º a 5º ano). Os alunos também receberam certificados de menção honrosa.

“Os alunos estão desenvolvendo conjecturas, raciocínio lógico e estratégias. Eles assumem também desenvolvimento cognitivo, intelectual e maior ideia de pertença nas escolas”, explica a secretária de Educação, Eliana Maria Cruz.

 

Relacionados