Itapevi conquista a 21ª colocação nos Jogos do Idoso 2018

Itapevi participou, entre os dias 6 e 11 de março, da 1ª Região Esportiva e Capital da 22ª edição dos JORI (Jogos Regionais do Idoso), e conquistou o 21º lugar na competição, disputada na cidade de São Vicente, no litoral paulista. A cidade melhorou cinco posições neste ano, quando ficou em 26º lugar, em 2017.

A delegação de Itapevi participou com outras 27 cidades integrantes da 1ª Região Esportiva e Capital (região do ABC, Grande São Paulo e litoral sul paulista) em nove modalidades esportivas: coreografia (misto), dominó (masculino), truco (misto), tranca (masculino), vôlei (masculino e feminino), atletismo (masculino), dança de salão (misto), buraco (masculino) e tênis de mesa (masculino). A cidade de Itapevi levou neste ano uma delegação ainda maior do que no ano passado. Foram 74 atletas, contra 60, em 2017.

Os destaques de 2018 ficaram por conta do truco (misto), que conquistou o 3º lugar, a dança de salão categoria B – acima de 70 anos (7ª colocação) e a dança de salão categoria A – até 60 anos (8ª colocação). No atletismo categoria D (75 a 79 anos), Francisco Dias de Oliveira, ficou na 5ª posição.

Na disputa de coreografia mista, Itapevi conquistou neste ano a 8ª posição, dentre as 18 participantes. Em 2017, o município havia conseguido a 15ª colocação ao disputar com também outras 18 cidades.

Com os resultados acima, a cidade fechou a competição com um total de 11 pontos conquistados. Foram quatro pontos a mais do que no ano passado, quando Itapevi encerrou os Jogos com 7 pontos. “Nosso resultado foi excelente e demonstramos nosso espírito de competividade e de batalha. O resultado é parte de uma reestruturação esportiva que implementamos desde o ano passado na cidade”, explicou Willian Marcelino, coordenador de esportes da Prefeitura de Itapevi.

Itapevi disponibilizou transportes, uniformes e estrutura de professores e administrativa. O alojamento e alimentação ficaram sob responsabilidade da cidade sede dos Jogos.

Segundo a comissão organizadora dos Jogos, a 1ª Região Esportiva e Capital da 22ª edição dos JORI contou com a participação de 1.820 atletas e um total de 2.015 pessoas envolvidas na organização direta e indireta do evento.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Defesa da Cidadania e da Mulher de Itapevi, Elaine Freitas, o apoio da Prefeitura é sempre fundamental. “É com muita alegria que recebemos os resultados deste ano, mas para nós a maior satisfação é proporcionar aos nossos idosos um envelhecimento saudável, com qualidade de vida. A prática de atividade física é de grande importância na socialização do idoso e na conquista do respeito das demais gerações”, avaliou.

A competição teve como objetivo principal proporcionar aos participantes a socialização, integração, competição saudável entre si e a busca pela superação.

Sobre os JORI

A competição é realizada em parceria entre Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) com o Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo (Fussesp).

São 14 modalidades disputadas entre atletas de ambos os gêneros com, no mínimo, 60 anos de idade: atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; truco; tênis; tênis de mesa; voleibol adaptado e xadrez.

A primeira edição dos Jogos foi disputada em 1994, com a nomenclatura de “Caros Coroas”, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. No ano seguinte, recebeu o nome de Jogos Regionais do Idoso.

Até o ano de 1997, a idade mínima era de 55 anos. A partir de 1998, a idade mínima passou a ser de 60 anos. Os jogos passaram a realizar-se em algumas regiões paulistas, evoluíram e tornaram-se classificatórios para JEI (Jogos Estaduais do Idoso), que atualmente intitulada como JAI (Jogos Abertos do Idoso).

Em 2017, participaram dos JORI as oito Regiões Esportivas do Estado. Foram 14 mil participantes, incluindo atletas, árbitros, técnicos e equipes de apoio. Os organizadores do evento estimaram 21 mil pessoas envolvidas no evento.

Neste ano, os JORI, acontecem até o dia 29 de março.

Relacionados