ITAPEVI CELEBRA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Distribuição de cartilhas, projetos e passeios ecológicos envolvendo crianças e idosos fazem parte do cronograma de atividades da administração municipal

Ruth1-7620481A Prefeitura de Itapevi está realizando durante esta semana uma série de atividades relacionadas à questão do meio ambiente no município. Diversos eventos marcam o cronograma de atividades, como a visita de alunos do CEMEB Bemvindo Moreira Nery e de idosos à Estação de Tratamento de Água de Cotia, apresentação de projetos de coleta de materiais recicláveis e distribuição de cartilhas educativas.

Na abertura oficial das atividades, nesta segunda-feira (1), a prefeita Dra. Maria Ruth Banholzer ressaltou a necessidade do investimento na educação ambiental em Itapevi. “É imprescindível

o investimento na educação das pessoas para que projetos como estes, que são desenvolvidos pelo poder público, tenham efeitos mais significativos”, disse Dra. Ruth, elogiando a confecção da Cartilha de Educação Ambiental, feita pelo Instituto Ambiental Brasil.

Realizada na Secretaria de Educação e Cultura, a cerimônia teve como ponto alto a entrega de certificados de Empresa Amiga do Meio Ambiente para empresas que colaboraram com a confecção da cartilha e com ações de proteção da fauna e da flora em Itapevi. “Sem o apoio da sociedade civil, da Câmara Municipal, de empresas e demais segmentos, o trabalho de proteção ao meio ambiente fica mais complicado”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Evangelista Azevedo Limas.

Ruth2Jaci-7954341Uma das medidas que deverão ser adotadas pelo poder público, na questão ambiental, foi anunciada pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu da Silva. “Está em estudo a instalação de uma usina de reciclagem de materiais sólidos na cidade, que vai diminuir o volume de lixo despejado no aterro sanitário, utilizando cerca de 50 toneladas de lixo por dia. Esta usina ainda servirá para gerar energia para Itapevi, que pode ser utilizada, por exemplo, na iluminação pública de diversas ruas”, afirmou Jaci.

Na ocasião foi apresentado pelo biólogo Fernando Campos o projeto de reciclagem de óleo saturado que será implementado em escolas municipais. De acordo com o biólogo, inicialmente serão instalados recipientes nas cozinhas das escolas municipais dos bairros Vila Dr. Cardoso e Jardim Vitápolis, onde serão depositados os óleos de cozinha usados. “O óleo recolhido será repassado à Cooperativa de Materiais Reciclados e encaminhado para ser transformado em biocombustível”, destaca.

Também participaram da abertura o presidente da Câmara Municipal, Marcos Ferreira Godoy (Teco), os vereadores Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), Silas Pinheiro da Silva, Luciano de Oliveira Farias (Bolor), Akdenis Mohamad Kourani, Roberval Luis Mendes da Silva, Igor Soares Ebert, Fláudio Azevedo Limas e Adilson Peres. Também acompanharam as atividades os diretores Fábio José de Andrade (Departamento de Educação) e Adilson Rocha (Demutran), o comandante da Guarda Municipal Kléber Ferreira Maruxo, o chefe de Gabinete Dorval Rodrigues Filho e os secretários Jurandir Salvarani (Governo), Edgard José Fiusa (Educação e Cultura), Jaci Pinheiro da Silva (Emprego e Desenvolvimento Social), Ruth Frederico Gianezzi (Assistência Social e Cidadania) e Odilon Repasch (Esportes e Lazer), bem como representantes de empresas e de entidades.

RuthTeco-7389601Estão previstas para esta semana outras atividades referentes ao meio ambiente. Nesta terça-feira (2), acontece o Mutirão Cata-Bagulho, das 9 às 16 horas, no Jardim da Rainha. O mutirão será realizado também nos bairros Jardim Vitápolis (na quarta-feira) e na Vila Nova Itapevi (quinta-feira) recolhendo madeiras, metais, móveis, pneus e outros objetos em desuso. Também na terça-feira, alunos do CEMEB Bemvindo Moreira Nery e idosos do Centro de Convivência do Idoso participarão de uma visita à Estação de Tratamento de Água de Cotia.

Ainda na quarta-feira, os alunos do CEMEB Jardim Vitápolis conhecerão o Programa de Uso Racional da Água (PURA) desenvolvido desde 1996 pela Sabesp com objetivo de conscientizar a população para o problema do desperdício. Integrantes do programa Conexão Jovem farão uma visita à Reserva Ecológica Vila Verde, no condomínio Transurb, na quinta-feira e no dia 05, as escolas da rede municipal de ensino e outros espaços públicos receberão uma oficina de plantio de árvores, a fim de incentivar a arborização de Itapevi.

Relacionados