ITAPEVI CELEBRA O DIA DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL COM INÚMEROS EVENTOS

7_de_setembroDesfiles e apresentações agitarão as escolas municipais

 Mais uma vez, o dia da Independência do Brasil será comemorado em grande estilo em Itapevi. A Prefeitura está preparando uma série de eventos que reunirão milhares de pessoas. No entanto, em decorrência das obras que a Sabesp realiza na Avenida Feres Nacif Chaluppe (Corredor Oeste), tradicional palco do desfiles comemorativos, este ano a data será celebrada nos bairros, em espaços internos das escolas municipais ou em suas proximidades.

 Os eventos serão promovidos nesta sexta-feira (04) e servirão para comemorar os 187 anos de independência, quando, em 07 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, Dom Pedro I proclamou a Independência e o Brasil livrou-se da condição de colônia. Um dos fatos históricos mais importantes do país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal.

 Este ano, as escolas municipais têm se empenhado em preparar apresentações sobre os mais diversos temas que cercam a data aliando-os aos 50 anos de emancipação político-administrativa de Itapevi. Serão tratados temas como a questão indígena, o trabalho dos jesuítas e dos bandeirantes, os processos imigratórios, a história de formação dos bairros da cidade, o papel desempenhado pela Fábrica de Cimentos Santa Rita, a criação do brasão de Itapevi, a preservação do meio ambiente, entre outras questões.

 De acordo com informações da Secretaria de Educação e Cultura, está prevista a participação de cerca de dez mil alunos da rede municipal de ensino, o que representa um número 300 % maior do que o de 2008. “Esperamos realizar eventos inesquecíveis, unindo estudantes, professores e todas as comunidades em comemoração à esta data tão importante para os brasileiros”, comenta a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

 Ao todo, 38 escolas municipais estão envolvidas nos preparativos para os eventos. É o caso do CEMEB Presidente Tancredo de Almeida Neves, no Jardim Marina, que promoverá um desfile cívico pelas ruas John Wane, Magali Wensel, Assembléia de Deus, e Floriza Nunes de Camargo cujo tema será os bandeirantes. “Estamos trabalhando o tema há cerca de três meses em sala de aula. São cerca de 90 estudantes do 2° ao 5° ano que hoje encontram-se totalmente envolvidos com o desfile e promoverão um belíssimo espetáculo”, garante a diretora Quézia Tomás Lopes.

 Em outras unidades, como a E. M. Novos Caminhos, a data será comemorada com diversas apresentações. Poesia, canto, teatro, entre outras manifestações, farão parte da programação. Na Novos Caminhos, por exemplo, haverá apresentações no período da manhã e da tarde, para que haja uma grande participação da comunidade do Ambuitá. Ao todo, 250 alunos, do Pré-Escolar ao 5° ano, preparam um grande evento que promete reunir centenas de pessoas na unidade.

Relacionados