Itapevi celebra 51 anos de emancipação

Aniversario_ItapeviAniversário da cidade é marcado por eventos oficiais e pela entrega de um mural comemorativo

Itapevi celebrou, nessa quinta-feira (18), 51 anos de emancipação político-administrativa. O aniversário da cidade foi marcado pela entrega de um mural comemorativo à passagem de seu primeiro cinquentenário. Criado pelo artista plástico Ademir Balera, conhecido como Paraná, a obra levou cerca de seis meses para ser construída e traz elementos representativos da história do município, desde sua origem à emancipação política.

Durante a entrega do mural, instalado no Paço Municipal, a prefeita Dra. Ruth Banholzer expressou sua satisfação em fazer parte da história da cidade e reafirmou seu compromisso em continuar trabalhando pelo progresso de Itapevi. “Há muitos anos, Itapevi começou a surgir com a vinda das primeiras famílias. Logo, novas migrações foram acontecendo e hoje somos esta grande comunidade. Estamos vivenciando uma nova era e desejamos manter essa história viva, para que nossos filhos saibam que aqui vive uma gente de garra, um povo que dá o sangue por esta cidade”, afirmou Dra. Ruth.

Um dos principais entusiastas da obra, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu, comentou a importância do trabalho realizado por Ademir Balera. “Criar este verdadeiro memorial foi um grande desafio. Agradeço à Dra. Ruth e a todos que tornaram este projeto possível. Temos nesta obra de arte toda a história de Itapevi. Agora, nos lançamos para o próximo desafio: ser uma cidade referência na região Oeste”, disse Jaci.

Horas antes, uma missa especial, na Igreja Matriz São Judas Tadeu, foi celebrada pelo monsenhor Claudemir José dos Santos, vigário da Catedral de Santo Antonio, da Diocese de Osasco. Durante a cerimônia católica, acompanhada por centenas de fiéis, o religioso ressaltou o contexto histórico da cidade em seu aniversário de 51 anos, elogiando sua população. “Podemos perceber o quanto o município de Itapevi cresceu em quantidade e qualidade, pela sua população acolhedora e carinhosa”, comentou o religioso.

Homenageada, durante a missa, pela passagem de seu aniversário, Dra. Ruth também reverenciou os moradores da cidade, que colaboraram com os mais necessitados quando dos estragos causados pelas chuvas no município, no último mês. “Contamos sempre com a solidariedade do nosso povo, que se pôs a disposição e ajudou a tantas famílias prejudicadas pelas chuvas”, disse a prefeita. O diretor do departamento da Educação, Fábio Andrade, também falou ao público presente à Igreja Matriz, destacando os motivos para se comemorar e se refletir sobre o aniversário de Itapevi.

Os 51 anos do município ainda foram marcados pela tradicional sessão solene na Câmara Municipal. Falando em nome de todos os vereadores, o presidente Marcos Ferreira Godoy (Teco) afirmou que a cidade tem muito a comemorar. “Este ano será marcado pelo desenvolvimento. Isso porque os investimentos da administração Ruth Banholzer têm colaborado para a conquista de renda da nossa população e servido de modelo para outros prefeitos da região. Se nossa cidade não fosse administrada por uma pessoa tão séria, não estaríamos vivendo este grande momento”, avaliou Teco.

Os eventos oficiais dessa quinta-feira foram prestigiados também pelos secretários municipais Roberto Camal Rachid (Administração), Ruth Frederico Gianezzi (Assistência Social e Cidadania); Evangelista Azevedo Limas (Meio Ambiente), Odilon Repasch (Esportes e Lazer), Kleber Ferreira Maruxo (Segurança), Edgard José Fiusa (Educação e Cultura), Fabio dos Santos Amaral (Finanças), Vicente Martins Bandeira (Negócios Internos e Jurídicos), Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social) e Sidney Sepulcre (Higiene e Saúde); pelo diretor do Demutran, Adilson Rocha; pelo chefe de Gabinete, Dorval Rodrigues Filho; pelo emancipador Raul Leonardo; pelo ex-prefeito Osmar de Souza; pelo ex-vereador Pedro Neri; pelo delegado Aloysio Ribeiro de Mendonça Neto; pelo capitão Ângelo Aparecido Moitinho, comandante da 3ª Companhia do 20º BPM/M de Itapevi; pelo tenente coronel Dorival Alves Filho, comandante do 20º BPM/M; pelos vereadores Flaudio Azevedo Limas, Adilson Peres, Sônia Regina Salvarani, Luciano de Oliveira Farias (Bolor), Silas Pinheiro, Igor Soares, Claudio Dutra, Roverval Luis Mendes (Val), Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho) e Júlio Cesar Portela e por representantes de associações e entidades de classe;

Com a ata da emancipação de Itapevi assinada por ele nas mãos, Raul Leonardo fez um balanço dos principais acontecimentos dos últimos 50 anos. Visivelmente emocionado, o único emancipador ainda vivo em Itapevi comentou sua alegria em ver que a cidade mantêm-se nos trilhos do desenvolvimento. “Aos 84 anos, comemoro mais uma vez um aniversário deste município que ajudei a criar. Agradeço a cada um que um dia colaborou para que tudo isso se tornasse realidade. Hoje somos um município respeitado, uma cidade em pleno desenvolvimento”, concluiu Raul Leonardo.

Ao fim da sessão, que também contou com a participação da Banda Musical da Guarda Municipal, os vereadores entregaram às demais autoridades uma placa comemorativa aos 51 anos de emancipação político-administrativa de Itapevi.

 

Confira as fotos.

Relacionados