INTEGRANTES DO CONEXÃO JOVEM PASSAM POR CURSO DE CAPACITAÇÃO

Curso_de_frias_Conexo_JovemAo longo da semana, mais de 150 adolescentes participam de curso de férias

 Dando prosseguimento ao trabalho de orientação e apoio aos jovens de Itapevi, a Prefeitura promoveu, essa semana, um curso de férias para 154 adolescentes com idades entre 16 e 18 anos no CEMEB Bemvindo Moreira Nery. Todos fazem parte do programa Conexão Jovem, lançado em maio pela prefeita Dra. Ruth Banholzer, com o objetivo de contratar estudantes de ensino médio para desenvolver atividades de apoio nas escolas públicas da rede municipal e em outros setores da Prefeitura e contribuir para sua formação profissional.

 “Nossa meta ao lançar o Conexão Jovem não era somente proporcionar uma oportunidade de estágio para esses adolescentes, mas investir no futuro deles, oferecendo atividades que favoreçam o desenvolvimento de cada um. Este curso é mais uma ferramenta muito útil neste programa”, explica Dra. Ruth. 

 De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, os jovens passaram por um processo de capacitação, iniciado nessa segunda-feira (20). Ao longo da semana, os adolescentes tiveram contato com diversas áreas do conhecimento, contribuindo para seu crescimento pessoal e profissional.

 Nos dois primeiros dias do curso, por exemplo, todos tiveram a oportunidade de participar de um simulado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O secretário Edgard José Fiúsa esteve presente à aplicação das provas e ressaltou os investimentos da atual administração na capacitação dos jovens. “Esse trabalho de continuidade da formação de vocês é muito importante. Quando escolhemos a prova do Enem como modelo a ser seguido é porque ela é atualmente o maior instrumento de avaliação no país. Esse é o governo da Dra. Ruth, que acredita no potencial do jovem e investe em sua formação”, afirmou Edgard.

 Ainda fizeram parte da programação do curso de férias atividades de esporte cooperativo, palestras sobre orientação sexual, orientação vocacional, didática corporal e introduções sobre a vida acadêmica. O processo de capacitação aconteceu até essa sexta-feira (24). A partir de segunda (27), os jovens retornam às suas atividades normais nos departamentos públicos.

Conexão Jovem

Considerado como a consolidação do extinto projeto Inclusão Jovem, o programa foi idealizado por Dra. Ruth e tem oferecido a dezenas de adolescentes a oportunidade de adquirir experiência profissional, obter novos conhecimentos e contribuir com a renda familiar.

 Além de estagiar em um departamento público ao lado de profissionais da área, o jovem recebe uma bolsa de R$. 465,00 mensais e participa de inúmeras atividades como o curso de férias, aprendendo sobre cidadania, respeito ao meio ambiente, prevenção às drogas, DSTs, entre outros temas.“Frequentemente o aluno sai das escolas estaduais sem saber como enfrentar o mundo novo que se abre à sua frente. O Conexão Jovem, no entanto, tem representado uma porta de acesso ao mercado de trabalho, já que lhe oferece, em muitos casos, a primeira experiência profissional. É neste programa que o jovem aprende a ser um cidadão pleno, a trabalhar em equipe, a desempenhar funções, enfim, a crescer como cidadão”, afirma Dra. Ruth.

 Atualmente, o Conexão Jovem alcança 154 adolescentes. Porém, segundo informações da Secretaria de Educação e Cultura, outros 17 jovens, que também participaram do processo seletivo realizado em março, serão chamados em breve.

Relacionados