Iniciada segunda fase de obras contra enchentes em Itapevi

Foram iniciadas as obras da segunda fase do projeto de macrodrenagem de rios e córregos de Itapevi, que vão garantir uma sensível redução do índice de inundações na cidade. Nas últimas semanas, profissionais e equipamentos a serviço da Prefeitura iniciaram a colocação de peças de concreto no córrego Sapiantã, na rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, altura da entrada da Cohab.

A medida prevê a canalização de 1,5 km da via fluvial entre a Cohab e a Vila Santa Rita. Segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão, estão sendo implantadas peças de concreto em formato de ‘L’, que serão interligadas e adaptadas ao curso do córrego. Antes da colocação das peças, a Prefeitura executa no local a limpeza e a dragagem (escavação para aumento de profundidade) do leito.

O prefeito Jaci Tadeu falou da importância do serviço para a cidade. “Trata-se da maior intervenção pública já realizada em Itapevi, que vai contribuir significativamente para a redução de enchentes na cidade nos próximos anos. Com essas ações, milhares de pessoas terão acesso a maior qualidade de vida e segurança, em especial as populações ribeirinhas”, comentou Jaci.

O serviço complementa as ações já em andamento no rio Barueri-Mirim, que estão em fase avançada. Atualmente, a canalização do rio segue em três frentes de trabalho – uma na altura do Jardim Vitápolis, outra no Jardim Dona Elvira e uma terceira no bairro Cidade Saúde, próximo ao Centro da cidade, já tendo atendido cerca de 2 km. Segundo a pasta, ao final dos trabalhos, serão atendidos mais de 4 km do leito do rio Barueri-Mirim.

As obras são frutos de um amplo projeto de macrodrenagem desenvolvido pela equipe técnica do prefeito Jaci Tadeu desde 2006, época em que comandava a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura. Por meio de parcerias que renderam um total de R$ 96,9 milhões em recursos federais, as obras estão sendo tocadas a todo vapor na cidade. Além da canalização, os recursos preveem a implantação de piscinões de retenção de águas em alguns pontos da cidade. 

Relacionados