Inaugurado sistema de videomonitoramento de Itapevi

PREFEITURA DE ITAPEVI ENTREGA CENTRAL DE VIDEOMONITORAMENTO

Principais ruas da cidade já estão sendo monitoradas por câmeras de segurança

Inauguracao_Videomonitoramento_ (33)A prefeita, Dra. Ruth Banholzer entregou, nesta quarta-feira (10), a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal e as principais ruas de Itapevi passam a ser monitoradas por 25 câmeras de alta tecnologia. Para a população, a Central representará a redução de crimes como roubos e furtos e uma agilidade maior no trabalho realizado diariamente pela Guarda.

A unidade é fruto da parceria entre Prefeitura e Governo Federal, por meio do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), e conta com um investimento na ordem de R$ 868.520,05. A Central dispõe de uma sala de monitoramento com televisores digitais de 42 polegadas, computadores e radiocomunicadores, uma sala de reunião com videoconferência e uma sala de situação – onde as denúncias da população serão coletadas e repassadas às patrulhas atuantes nas ruas. Guardas municipais treinados irão operar os equipamentos.

“É uma grande satisfação ver que Itapevi foi uma das primeiras cidades a aderir ao PRONASCI. Esta Central é apenas um dos projetos que desenvolveremos por meio deste programa. A partir de agora poderemos acompanhar mais de perto o que acontece em nossa cidade, proporcionando segurança e respeito ao cidadão de bem”, comentou Dra. Ruth, durante a cerimônia.

Prestigiaram a solenidade o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, o presidente da Câmara, Marcos Ferreira Godoy (Teco); o comandante da Guarda Municipal, Kleber Ferreira Maruxo; o deputado Federal, Vadão Gomes; o deputado Estadual, João Carlos Caramez; os vereadores Adilson Peres, Luciano de Oliveira Farias (Bolor), Flaudio Azevedo Limas, Roberval Luis Mendes (Val), Júlio César Portela, Igor Soares Ebert, Cláudio Dutra Barros, Eduardo Sanches Casagrande e Silas Pinheiro, representantes de guardas municipais e autoridades da região, a gestora do PRONASCI em São Paulo, Talita Lazarin, e do PRONASCI Federal, Marisa Mascarenhas, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada.

De acordo com o comandante Maruxo, a entrega de mais um aparelho de segurança vem ratificar a política adotada por Dra. Ruth de apoio à Guarda Municipal. O comandante da corporação também agradeceu aos projetos desenvolvidos pelo Governo Federal para prevenção da criminalidade. “Através do PRONASCI, conseguimos obter mais este aparelho que reduzirá consideravelmente a criminalidade em Itapevi. Com o presidente Lula, o Governo Federal passou a acreditar nos municípios e deixamos de ser meros coadjuvantes. Esta Central trará ordenamento no trânsito, redução de ações criminosas e, posteriormente, mais segurança também nos bairros de Itapevi”, avaliou.

Marcos Godoy, presidente da Câmara, citou alguns dos inúmeros investimentos realizados por Dra. Ruth na Guarda Municipal, como a aquisição de uniformes, armas e coletes balísticos, a entrega de uma nova sede, o aumento do efetivo e os cursos de aprimoramento oferecidos constantemente aos integrantes da corporação. “Hoje nossa Guarda é respeitada e atuante, graças ao empenho de Dra. Ruth. Agora, com esse convênio com o PRONASCI, damos mais um passo na questão da segurança em nossa cidade”, comentou Teco.

No início deste ano, a administração municipal selecionou o melhor espaço para implantação da Central e iniciou as reformas e adequações do local, que ainda incluíram a instalação de torres de rádio, transmissores e receptores de sinal e postos de transmissão, serviço que foi concluído neste mês.

Para o deputado Vadão Gomes, cujo trabalho foi de fundamental importância para a implantação da Central de Videomonitoramento, a manhã desta quarta-feira teve um sabor de dever cumprido. “Só eu sei a minha alegria de estar cumprindo minha missão como deputado e poder fazer parte das ações que o Governo Federal tem desenvolvido nesta região. A segurança de Itapevi passa, a partir de agora, a ser monitorada com altivez, por meio da mais alta tecnologia”, disse Vadão.

Mas os investimentos continuam. Durante a cerimônia de entrega da Central de Videomonitoramento, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu da Silva, garantiu: a Guarda receberá em breve um estande de tiros. “Me comprometo a criar o projeto e procurar parceiros para que nossa corporação tenha um estande de tiros, o que contribuirá ainda mais para seus treinamentos”, afirmou Jaci.

 

{gallery}monitoriamento_10_06_09{/gallery}

Relacionados