Inaugurado Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( Samu) em Itapevi

Jaci-7772641Terça feira, 30, a prefeitura inaugurou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional Oeste, sediado em Itapevi, que funciona 24 horas por dia atendendo emergências pelo telefone 192. O Samu 192 é mantido em convênio pelo ministério da saúde com as prefeituras.
A inauguração foi feita na Central Reguladora do Samu, que funciona no prédio anexo ao Pronto – Socorro Central (Sami).

Participaram do evento a prefeita Ruth Banholzer; o vice Jaci Tadeu da Silva; Irani Ribeiro de Moura, coordenadora geral de Urgência e Emergência do ministério da saúde , Renata Pinheiro de Almeida, representando a Diretória Regional de Saúde (DIR-V); e o secretário municipal de Saúde, Dr Sidney Sepulcre.

Os prefeitos da região não compareceram, mandando representantes. Dos vereadores, compareceram apenas Pastor Antonio Vaz e Antonio Rodrigues da Silva (Tonhão do Suburbano).

Ruth-7315811
A prefeita Ruth Banholzer fez questão de fazer ataques à gestão anterior em seu pronunciamento. Admitiu que Itapevi enfrenta dificuldades na área da saúde, e que “a qualidade no atendimento da saúde está ruim, e muito ruim”.

“ A dificuldade na área da Saúde não é de Itapevi. A dificuldade é de Pirapora, de Cotia, Jandira, Carapicuíba, Santana de Parnaíba, de toda a região. Todos nós estamos sufocados com a dificuldade que enfrentamos para fazer saúde. A nossa população merece que haja uma união tanto do governo federal quanto do governo estadual, juntamente com os municípios, porque realmente é muito caro fazer saúde. Mas se nós começarmos a raciocinar como profissionais e não como políticos, estaremos dando soluções mais práticas para que a nossa população possa receber um atendimento de melhor qualidade”.

E afirmou que herdou a maior parte dos problemas da gestão anterior, dizendo que sofre perseguição: “Tenho procurado conversar com os meus vereadores e mostrar para eles que toda essa herança que recebemos da Saúde, como equipamentos estragados e sem funcionar, prédios totalmente deteriorados, as unidades de saúde e que até então o Coren (Conselho Regional de Enfermagem) e tantas outras organizações não vinham ao município para fazer inspeção. Mas a partir da minha administração passamos a nos sentir sufocados”.
Não temos aqui um pronto socorro; isto que temos é uma “gaiola”. Foi desta forma que se dirigiu a todos presentes, ao prometer que irá fazer um Pronto-Socorro novo.

Senhores leitores, lembram que a prefeita, antes de assumir a administração de Itapevi, não mediu as conseqüências quando prometeu que faria uma saúde digna e de qualidade e que se não fizesse isso não se chamaria mais Dra Ruth?
Hoje, já eleita prefeita, seu discurso é diferente: “fazer saúde é difícil e caro”. Ela não se lembra o que prometeu em seus comícios, mas a população sim. Agora fica dizendo em seus pronuciamentos que está sendo perseguida.

Não estamos vendo perseguição e sim estamos vendo munícipes que confiaram e agora estão cobrando o prometido. Será que até o final de sua administração ela vai cumprir e começar a administrar um pouco, e se esquecer da outra administração? Ou ela usará como desculpa sempre a mesma história, dizendo que a culpa de não conseguir uma boa administração é da ex-prefeita para justificar as promessas não cumpridas?

Vamos ver se este Pronto Socorro novo sai de verdade ou vai ficar só na promessa!

Relacionados