Igor Soares renova programa de inclusão digital Acessa SP

O prefeito Igor Soares renovou a vigência do programa de inclusão digital Acessa SP em Itapevi. O convênio de renovação foi assinado nesta terça-feira (3) no Palácio dos Bandeirantes, na capital. A parceria tem prazo de 24 meses, podendo ser prorrogada por até 5 anos.

O Acessa SP é um serviço que oferece acesso grátis à internet e conteúdos digitais com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário por meio de ferramentas de tecnologia. Em Itapevi, o Acessa SP funciona desde 2014 com um posto localizado na Avenida Pedro Paulino, 73, na Cohab, que oferece acesso à computadores com internet gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para o prefeito Igor Soares, a iniciativa assegura a permanência na prestação dos serviços. “É fundamental que continuemos a permitir que crianças, jovens e adultos possam ter acesso à internet gratuitamente para seus afazeres e desenvolvimento diários”, explica.

De acordo com o documento assinado, o convênio estabelece que a Prefeitura fica responsável pela manutenção das instalações físicas onde o programa funciona, pelo recrutamento e seleção dos recursos humanos, bem como pela monitoria do programa.

O município arca com o pagamento de materiais de consumo, despesas de custeios (água, luz, telefone, limpeza), segurança, gestão de cursos e capacitações oferecidas, além da manutenção do mobiliário e do funcionamento, acompanhamento e geração de relatórios sobre o desenvolvimento do programa e atendimentos junto ao Estado.

Já o Governo do Estado é incumbido de instalar os equipamentos eletrônicos, os programas de informática para uso no Acessa SP e pela manutenção dos computadores, bem como fica responsável por realizar o acompanhamento e capacitação de forma continuada dos profissionais que atuam no espaço.

Em Itapevi, o posto do Acessa SP possui 10 computadores e o acesso é liberado mediante apresentação de RG, por senha. Não há limite de acessos por dia.

Sobre o Acessa SP

O programa de inclusão digital Acessa SP foi criado em 2000 e é coordenado pela Secretaria estadual de Governo, com apoio da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). São 547 postos instalados na capital paulista e municípios do interior.

Nos postos do Acessa SP, os usuários podem utilizar os computadores para ter acesso aos serviços públicos por meio digital, realizar trabalhos, pesquisas ou navegar livremente pela Internet; imprimir currículos e outros documentos e até e mesmo desenvolver projetos, com o uso de tecnologias e que beneficiem a comunidade.

Todos os postos possuem monitores que orientam e esclarecem dúvidas dos usuários.

Como funciona o serviço

Qualquer pessoa pode usar o Acessa SP gratuitamente. No primeiro atendimento, o usuário precisa apenas fazer um cadastro, apresentando o RG e assinar o Termo de Adesão. Nos demais acessos basta apresentar o RG. A sessão de atendimento pode ser de 30 ou 60 minutos, dependendo do posto.

Ao final da sessão, o usuário pode utilizar novamente o computador, desde que volte para a fila e aguarde sua vez, e não há limites de acessos por dia. As crianças e adolescentes com menos de 18 anos devem se cadastrar com a autorização do responsável e apresentar cópias dos RGs de ambos.

Segundo o Acessa SP, desde seu surgimento, o programa já cadastrou mais de 3,3 milhões de usuários e realizou mais de 95,7 milhões de atendimentos. Em 2017, no acumulado do ano, foram realizados 3.635.161 atendimentos nos postos do programa em todo o Estado de São Paulo.

Itapevi investe em acesso à banda larga de Internet à preços reduzidos

Em março deste ano, a Prefeitura assinou convênio que garante à Itapevi acesso à banda larga a preços reduzidos, por meio do programa Internet para Todos, criado pelo Governo Federal.

O termo de adesão assinado com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações define a infraestrutura básica e as condições para a participação de Itapevi no programa.

A partir de maio, serão instaladas antenas para a distribuição do sinal de internet – em um raio mínimo de dois quilômetros – nos bairros Capela de São Pedro, Suburbano, Cohab I e II, Paulista, Maristela, Alto da Colina, Recanto Paulistano, Jardim Santa Rita, Vila Santa Rita, Marina, Parque Boa Esperança, Jardim Ruth, Miraflores, CDHU Vila Gióia, Vila Olímpia, Amador Bueno, Ambuitá, Alabama, Cruzeiro, Portela, Sorocabano, Vitápolis, Dona Elvira, Cidade Saúde, Cardoso, Itaparica, Hokkaido, São Paulo, São Francisco, Vila Aparecida, Colinas de São José, São Luiz, Chácara Santa Cecília, Briquet, Bela Vista Alta, Bela Vista Baixa, Parque Wey, Vale do Sol, Abreus, Julieta, Rainha, São Francisco e Vale do Sol.

Nestes locais, além de garantir a segurança da área, a Prefeitura também arcará com as despesas de energia elétrica que esses equipamentos consumirem. O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades, mas ofertará conexão a preços reduzidos.

Projeto

O projeto foi iniciado em maio do ano passado, com o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que recebeu 3 bilhões de reais em investimentos. Em órbita por 18 anos, o satélite garantirá conexão a preços reduzidos às cidades participantes, que devem começar a receber a recepção do sinal a partir de maio.

Relacionados