Igor Soares implanta projeto Novas Leituras na rede de ensino de Itapevi

Estimular a leitura e aproximar a família da vida escolar do aluno. Estes são os objetivos do projeto Novas Leituras, implantado em março pelo prefeito Igor Soares na rede municipal de ensino de Itapevi.

O Novas Leituras é um projeto pioneiro no município composto por kits com cinco livros que serão usados como suporte no processo de alfabetização e desenvolvimento intelectual do estudante ao longo do ano.

Destinado a alunos do 1º ao 5º ano, o programa irá beneficiar 18.475 estudantes.

 “A leitura é fundamental na educação infantil, já que ela ajuda a formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Por isso, a influência dos pais e dos educadores nesse estágio é tão importante”, afirma o prefeito Igor Soares.

Um dos focos do projeto é favorecer o estímulo da leitura no ambiente familiar, propiciando o estreitamento das relações dentro desse contexto, construindo uma experiência prazerosa, voltada ao hábito de ler em família.

As obras são lidas e trabalhadas em sala de aula e também em atividades orientadas em casa. “O diálogo e a interpretação crítica das histórias ajudam a aperfeiçoar o vocabulário e repertório da criança, além de estreitar os laços de comunicação e afetividade com os familiares”, diz Célia Regina Lara, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itapevi.

Estão envolvidos no projeto 360 professores capacitados para aplicar metodologias associadas ao poder de reconstruir e de representar situações, para estimular a leitura e produção da linguagem, além de ampliar e diversificar o campo de possibilidades de experiências nas diversas situações de aprendizagem.

Cada kit de leitura contém cinco livros de diferentes autores e gêneros, adequados a faixa etária e nível de escolaridade de cada aluno. As obras foram avaliadas por profissionais do NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico), da Supervisão de Ensino e do GAI (Grupo de Apoio à Inclusão) de Itapevi.  

Biblioteca Itinerante

Também para incentivar o hábito da leitura, a Prefeitura de Itapevi criou no ano passado o Programa Biblioteca Itinerante – Contação de Histórias, que percorreu 40 escolas municipais e contou com a participação de 21 mil crianças nas atividades que foram criadas como parte da campanha “Leia para Crianças”.

Por meio do programa, agentes da Secretaria de Educação e Cultura levaram ao longo do ano diversos títulos do acervo da Biblioteca de Itapevi para serem emprestados aos alunos da rede, que os devolviam na semana seguinte. Durante a visita, agentes do programa, sempre fantasiados de personagens infantis, contam histórias e interagem com os alunos.

BiblioSesc e Viagem Literária

Além do Biblioteca Itinerante, criado pela Prefeitura de Itapevi, a Secretaria de Educação e Cultura também manteve ao longo do ano parcerias com a BiblioSesc, mantida pelo Serviço Social do Comércio (SESC) e com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Viagem Literária.

A BiblioSesc esteve diversas vezes na Praça 18 disponibilizando livros para consulta e empréstimos gratuitamente, com o objetivo de promover a leitura por meio da ampliação e facilitação das condições de acesso ao livro, encurtando a distância entre o leitor e a obra.

Já, o Viagem Literária possibilitou a vinda para Itapevi de diversos autores e contadores de histórias.

Em agosto, o escritor Estevão Azevedo – que em 2015 venceu o Prêmio São Paulo de Literatura, com seu “Tempo de Espalhar Pedras” – esteve na cidade para divulgar seu trabalho e falar sobre a arte de escrever.

Em julho, quem participou do projeto foi o escritor Leo Cunha, autor de mais de 40 títulos infanto-juvenis. E, em junho, o ator global João Acaiabe, que ficou conhecido como o Tio Barnabé da série infantil Sitio do Pica Pau Amarelo participou do programa contando histórias do folclore brasileiro.

 

Uniformes e kits escolares

Nos dias 1º e mês de março, a Prefeitura também distribuiu cerca de 28 mil uniformes para alunos da rede municipal de ensino. No dia 20, os kits de material escolar começaram a ser entregues também para toda a rede municipal. O término desta entrega está previsto para a segunda quinzena de abril.

 

Relacionados