Igor Soares entrega serviço odontológico Sorriso Especial à população de Itapevi

O prefeito de Itapevi, Igor Soares, inaugurou, nesta quarta-feira (28), o Sorriso Especial, um serviço de atendimento odontológico exclusivo para pessoas com deficiência. Ele funcionará no Centro de Reabilitação de Itapevi (Avenida Pedro Paulino, 1180– Cohab II).

O serviço, que conta com sala adaptada e ar-condicionado, começa a funcionar já na próxima segunda-feira (2). Serão 5 horas de atendimento odontológico especializado por dia, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, com capacidade para a realização de 100 atendimentos mensais. Atualmente, o município atende, em média, 800 pacientes especiais cadastrados na Secretaria de Saúde e Bem-Estar.

“São pessoas especiais que irão usufruir desta novidade. São moradores da nossa cidade com deficiência que devemos tratar com muito amor e carinho”, disse o prefeito Igor Soares. “Este é um investimento focado no ser humano e no seu desenvolvimento”, explicou.

O Sorriso Especial amplia o atendimento odontológico no município, que já conta com o Sorriso Móvel, que atende as crianças nas escolas da rede municipal, e o Sorriso Mulher, que cuida de mulheres no Centro de Referência da Mulher de Itapevi.

“O serviço que disponibilizamos servirá de exemplo e modelo para outras cidades da região e quem sabe do país”, afirmou a secretária de Saúde e Bem-Estar de Itapevi, Luiza Nasi. “Pessoas com deficiência de qualquer natureza precisam de cuidados especiais e de qualidade no atendimento médico e é isso o que propomos”, reforçou.

As unidades básicas de saúde já realizam atendimento odontológico, que agora será oferecido de maneira especializada, segundo Ricardo Vick, coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura. “Temos um dentista especializado, que recebeu formação, e está apto para realizar o atendimento aos nossos deficientes”, disse.

O responsável pelos atendimentos será o cirurgião-dentista Sérgio Franco Michelin, que recebeu formação no curso de Sedação e Utilização de Óxido Nitroso, ministrado entre os meses de julho e dezembro do ano passado e oferecido pela Prefeitura. 

“Já tenho amplo conhecimento e atendia pacientes com deficiência. O diferencial é que, neste momento, estamos completamente aparelhados e amparados por um sistema organizado e funcional”, destacou Michelin.

O Sorriso Especial prestará serviços de limpeza e higiene bucal, extrações, restaurações, pequenas cirurgias e trabalhos de saúde preventiva e de orientação médica e odontológica. Para recorrer ao serviço, os pacientes precisam ser encaminhados por profissionais das UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município. A população também pode checar a disponibilidade de atendimento no próprio Centro de Reabilitação, que varia conforme a agenda.

Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 4773-7534.   

Mais investimentos na saúde

A Prefeitura deu início em março à reforma de todos as unidades de saúde do município. As intervenções já foram iniciadas no Reab, que recebeu nova pintura das áreas interna e externa, identificação visual das salas de atendimento, reparo da iluminação e sistema de ventilação, bem como capinação e paisagismo do espaço.

Sorriso Móvel

Em junho do ano passado, a Prefeitura entregou à população o Sorriso – Unidade Móvel Odontológica na Escola. O veículo percorre, desde então, as escolas da rede municipal para oferecer atendimento dentário gratuitamente aos cerca de 27 mil estudantes da rede. A iniciativa é parte do Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelo Governo Federal, e a Prefeitura é responsável por administrar o repasse e a aplicação dos recursos.

Sorriso Mulher

Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Itapevi inaugurou o Sorriso Mulher, um serviço odontológico que funciona no terceiro andar do prédio do Centro de Referência da Mulher (Avenida José Michelotti, 194– Cidade Saúde). A iniciativa priorizar o atendimento de gestantes, bebês de 0 a 4 anos e mulheres vítimas de violência.

Com uma sala especialmente adaptada, o espaço tem capacidade para atender aproximadamente 120 mulheres por mês, em dois períodos de funcionamento – de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. No local é possível realizar exames pré-natais odontológicos com o objetivo de cuidar da saúde preventiva da mulher.

Nova frota de ambulâncias

Em março deste ano, a Prefeitura de Itapevi entregou a primeira UTI Móvel (Unidade de Tratamento Intensivo) da história da cidade e as quatro novas ambulâncias para remoção de pacientes (Tipo A). As entregas aconteceram na Praça 18 de Fevereiro, no Centro.

O município também recebeu oito novas vans que estão sendo utilizadas para o transporte de pacientes, sendo seis delas com 16 lugares cada para a realização de hemodiálise e duas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida. Os veículos contam com sistema de ar condicionado, rampa de acesso e efetuam o transporte de pacientes para hemodiálise e de outras enfermidades. Ao todo, 13 novos automóveis reforçam a área da Saúde do município.

Relacionados