Igor Soares entre 81 novos uniformes aos profissionais do SAMU

O prefeito Igor Soares entregou, nesta quarta-feira (20), 81 novos uniformes aos profissionais do SAMU Regional Oeste (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – unidade com sede em Itapevi. A solenidade de entrega aconteceu na sede da administração municipal, na Vila Nova Itapevi.

“Os profissionais do SAMU merecem toda dignidade e respeito. Por isso, as entregas dos uniformes garantirão melhor qualidade no atendimento médico-hospitalar dos nossos cidadãos”, destacou o prefeito.

As peças, consideradas EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), foram entregues a condutores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e telefonistas do SAMU. O uniforme é composto por um macacão com faixas reflexivas (iluminação noturna para evitar acidentes de trânsito) e bolsos para guardar equipamentos e medicamentos, além de capa de chuva, camiseta e bota. Os telefonistas receberam apenas o colete. Todas as peças têm tarjetas com identificação pessoal bordadas.

Os materiais são térmicos e a durabilidade das peças é de aproximadamente dois anos. “Os novos uniformes atendem especificações técnicas do Ministério da Saúde, protegendo o socorrista e assegurando um atendimento de qualidade à população”, resumiu a secretária de Saúde, Luiza Nasi.

“O uniforme anterior era de algodão, costumava rasgar e desfiava dependendo da ocorrência. Este novo material confeccionado em tecido rip stop é mais resistente ao rasgo. A matéria-prima é a mesma contida em muitas fardas militares, além de ser impermeável, nos protegendo das chuvas e outras intempéries. Esse novo uniforme é ainda uma verdadeira barreira biológica porque não permite a nossa contaminação em atendimento médico na rua junto ao paciente quando há sangue envolvido”, destacou a coordenadora geral do SAMU Regional Oeste, Juliana Petrin.

Os itens foram comprados ainda no final do segundo semestre do ano passado por meio de licitação e adquiridos com recursos municipais. O investimento foi de cerca de R$ 60 mil. As peças chegaram no início de fevereiro deste ano.  

Atendimento do SAMU

O Serviço (Avenida José Michelotti, 400 – Cidade Saúde) funciona 24 horas. O telefone para emergência é 192 e o atendimento administrativo é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones 4143-8200 ou 4143-8203.

O SAMU está qualificado para atender chamados de urgência, como infarto agudo do miocárdio, queda de altura de mais de três metros, acidente de trânsito, tentativa de suicídio, gestante em trabalho de parto, engasgo, crises convulsivas, parada cardiorrespiratória, acidentes de transito, vítimas de ferimento por arma branca ou por arma de fogo, dentre outros.

O SAMU Regional Oeste, no qual Itapevi é a sede do consórcio, abrange seis cidades: Itapevi, Cotia, Pirapora, Vargem Grande Paulista, Jandira, Carapicuíba.

Relacionados