Igor Soares dá as boas-vindas aos estudantes da Maratona do Enem

Aconteceu no sábado (11) a terceira aula da 2ª edição da Maratona do Enem para as turmas de sábado. A iniciativa beneficia aqueles jovens que trabalham ou estudam nos períodos da noite durante a semana, com qualidade do Cursinho da Poli. As aulas, que acontecem das 8h às 18h no auditório da Secretaria de Educação, contaram com a visita especial do prefeito Igor Soares, que deu as boas-vindas aos estudantes. As aulas de sábado serão realizadas até o dia 3 de novembro.

Vale lembrar que ainda há vagas abertas para turma noturna de segunda a sexta-feira. Podem participar do cursinho apenas moradores de Itapevi. As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria de Educação (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65, 2º andar). É preciso ter em mãos número de matrícula na edição 2018 do Enem, cópia e original do RG, CPF e comprovante de residência e uma foto 3×4.

Além disso, será solicitado histórico escolar que comprove que o candidato tenha cursado todo o Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas. Também é possível apresentar uma declaração de que o candidato está cursando o terceiro ano do ensino médio – o documento pode ser obtido na própria unidade escolar.

Durante sua visita, o prefeito de Itapevi, Igor Soares, pediu empenho aos alunos. ”A oportunidade do cursinho surgiu da dificuldade em conseguirmos vagas e oportunidades para os jovens da nossa cidade. Queremos que todos tenham condições de ingressar em boas faculdades e por isso focamos em trazer o que há de melhor em termos de qualidade de ensino. Agora cabe a cada um se dedicar e estudar com dedicação”, reforçou.

O diretor da Fundação PoliSaber e responsável pelo Cursinho Poli, Gilberto Alvarez Giusepone Júnior, também participou do evento de boas-vindas. “Temos como objetivo fazer com que alunos de escola pública sonhem com o ingresso na universidade de forma a sermos acessíveis e a entregarmos qualidade de educação”, resumiu.

Sobre a maratona

A Maratona é um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oferecido gratuitamente pela Prefeitura a alunos da rede pública. O objetivo é dar oportunidades para que os jovens de Itapevi possam entrar em boas faculdades, aumentando suas chances de sucesso profissional.

Assim como em 2017, as aulas são ministradas pela Fundação PoliSaber, responsável pelo Cursinho da Poli. A entidade, que já atendeu mais de 160 mil estudantes, tem em média 60% de seus alunos aprovados nos principais vestibulares do país.

Ao todo, serão 200 aulas de 40 minutos cada ao longo de 10 semanas de intensivão, distribuídas entre as disciplinas de matemática, física, química, biologia, gramática, literatura, história, geografia, inglês, redação, palestras e simulados.

Composto por apostilas do Cursinho da Poli, o material didático é fornecido gratuitamente a todos os que participaram da Maratona do Enem. Neste ano, um total de 550 jovens do município serão beneficiados pelo intensivão. Destes, 150 participam das classes de sábado.

Moradores aprovam iniciativa

Paulo Henrique dos Santos, 19, morador do Jardim Paulista, está focado nos estudos e pretende cursar Redes ou Sistemas de Segurança. “ É um cursinho de muita qualidade pelo alto nível dos professores e dos materiais oferecidos. Temos um material apostilado excelente e dependemos agora apenas de nós para termos um ótimo desempenho. Essa parceria da Prefeitura com o cursinho está beneficiando muitos jovens e fico feliz em ser um deles”, afirma.

A opinião é compartilhada por Felipe Vieira, 16, morador do bairro Bela Vista Alta, que está em dúvida entre cursar Engenharia Química ou Pedagogia. “É maravilhoso dispor de uma estrutura que era oferecida apenas em São Paulo, mas que agora está acessível a nós, de Itapevi desde o ano passado. Curso o terceiro ano do ensino médio e sei a pressão que é para passar no vestibular. Com o cursinho, me sinto mais seguro, confiante e como morador privilegiado”, declara.

Mais benefícios

Além da Maratona do Enem, Itapevi avança no sentido de trabalhar na licitação da primeira Escola Técnica (Etec) e na construção de duas escolas de Tempo Integral, uma no Parque Suburbano e outra no Jardim Santa Rita.

A Prefeitura também já reformou 31 escolas e outras serão beneficiadas até o final deste ano. Desde o ano passado, a cidade conta ainda com o ensino de qualidade do sistema Sesi (Serviço Social da Indústria).

Relacionados