Guardas de Itapevi e região vão aprofundar gestão integrada de segurança pública

gestao_integrada_segurancaRepresentantes de Guardas Municipais de Itapevi e outras doze cidades da região estão discutindo ações conjuntas em segurança pública, visando o aprofundamento da integração entre os municípios, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal (GGII), visando fortalecer os serviços prestados à população.

Nesta quinta-feira (31), o grupo realizou o primeiro encontro do ano, que serviu para definir a nova composição da diretoria – que será presidida pelo representante de Itapevi, ficando a vice-presidência com Embu-Guaçu e a secretaria com o município de Carapicuíba. O encontro serviu ainda para organizar o calendário de encontros do grupo, que deverá ser mensal e itinerante, sendo realizado nas cidades integradas.

Segundo o novo presidente da entidade, o secretário de Segurança de Itapevi, Kleber Maruxo, a meta do GGII é dar sequência ao trabalho iniciado há quatro anos, quando os municípios envolvidos passaram a discutir conjuntamente as questões de segurança pública.

“Temos uma população estimada em 2,5 milhões de habitantes e questões sociais muito semelhantes, que requerem soluções iguais. Dessa forma, o primeiro passo foi padronizar o serviço prestado pelas corporações em suas cidades. O segundo, estudar formas de prevenção à violência de forma conjunta, interligando a comunicação entre os grupamentos”, explicou o presidente.

A padronização, nas palavras de Kleber Maruxo, se deu a partir da disponibilização, por parte de corporações como Osasco e Itapevi, de suas estruturas para a formação e capacitação de guardas municipais de outras cidades. “Desde então, além de formar guardas de Itapevi, temos apoiado a formação de agentes de cidades como Jandira e Vargem Grande Paulista, e até mesmo de cidades do interior”, ressalta.

A criação do GGII incidiu ainda na integração dos projetos de segurança pública dos municípios, visando facilitar a conquista de recursos e de financiamentos por parte do Governo Federal. “Conseguimos, desta forma, obter investimentos do Ministério da Justiça, provindos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), para implantação do videomonitoramento e da interligação da comunicação via rádio das corporações”, destaca.

Fazem parte do GGII os municípios de Itapevi, Jandira, Cotia, Vargem Grande Paulista, Ibiúna, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Embu-Guaçu. No encontro desta quinta-feira, também acompanharam os trabalhos representantes dos municípios de Capivari, Rafard, Porto Feliz e Elias Fausto.

 

Relacionados