Guardas de Itapevi e Jandira iniciam curso de formação mantido pela Prefeitura

curso_formao_guardasCinquenta e dois novos guardas municipais das cidades de Itapevi e Jandira deram início à participação no Curso de Formação mantido pela Prefeitura de Itapevi.

Nesta segunda-feira (22), 31 guardas de Itapevi e 21 de Jandira compareceram ao Espaço Cultura 930, no Jardim Santa Rita, para acompanhar a aula inaugural do curso, ministrada pelo secretário municipal de Segurança de Itapevi, Kleber Ferreira Maruxo.

A abertura oficial do curso contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu da Silva, que desejou sorte aos novos profissionais das duas corporações. “Vocês são pessoas especiais porque, além de passar em um concorrido concurso público, passarão por um intenso curso preparatório, o que os tornarão diferenciados”, comentou Jaci.

Também acompanhou a abertura o secretário de Administração de Itapevi, Roberto Camal Rachid, que deu posse aos novos guardas municipais e explanou sobre os benefícios garantidos aos servidores, bem como seus deveres; além do comandante da Defesa Civil de Itapevi, José Augusto Gonçalves Pereira e o corregedor da Guarda Municipal de Itapevi, Márcio Reis.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho) ressaltou a qualidade dos instrutores do curso. “Todos esses instrutores já foram, um dia, alunos como vocês. Hoje são seus professores e procurarão fazer o melhor para vocês”, disse o vereador.

Presente à aula, o secretário de Segurança Pública de Jandira, Paulo José Muniz, salientou a importância da integração entre as corporações. “A demanda por segurança é muito grande em nosso país, que tem dimensões continentais. Para atender a esta necessidade, é muito importante a integração entre as forças de segurança federal, estaduais e municipais”, disse Muniz, que estava acompanhado do subsecretário de Segurança Pública, Vanderlei Marata e do corregedor da Guarda Municipal de Jandira, José Carlos Carvalhaes.

Com duração de 90 dias, de segunda a sábado, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, o curso de formação de guardas municipais de Itapevi e Jandira será realizado no Centro de Formação e Capacitação da Guarda Municipal. Serão abordados os temas: técnicas operacionais, armamento, procedimentos gerais, radiocomunicação, civismo, história do município, língua portuguesa, direção defensiva, prevenção a entorpecentes, preservação ambiental, condicionamento físico, defesa pessoal, ordem unida, trânsito e funções e atribuições do Guarda Municipal.

“Todas as disciplinas terão avaliação rigorosa e os alunos precisam obter nota mínima de sete pontos para serem aprovados. Além disso, será avaliada a postura, o companheirismo e o comprometimento dos agentes que, após a aprovação poderão enfim, assumir definitivamente o posto de Guarda Municipal”, comentou o secretário Kleber Ferreira Maruxo.

Relacionados