Guarda Municipal de Itapevi comemora 16º aniversário com novos investimentos da Prefeitura

Para celebrar os 16 anos da Guarda Municipal de Itapevi (GMI), uma série de atividades foi realizada com o intuito de mostrar o forte potencial da corporação, além de oferecer ainda mais condições de trabalhos aos guardas e, consequentemente, mais segurança aos itapevienses.

 Dentre os destaques, está a entrega 80 coletes, 20 armas (entre pistolas e revólveres) e 17 mil munições (entre marcadas e para treino), além de oito novas viaturas Fiat Palio Weekend.

Outro investimento realizado pela atual administração se deu no destacamento da Banda Musical da Guarda, que a cada dia ganha mais destaque no cenário da música. Os componentes da banda receberam, no último dia 30, uma sala acústica dentro das dependências da Sede da Guarda. O espaço de 65m² é revestido internamente por uma camada de gesso real, manta de rocha, gesso e finalizado com espuma Sonex. Uma estrutura para acolher os ensaios e até mesmo gravações.  

O evento de inauguração da sala acústica também contou com apresentação conjunta dos guardas com as crianças, a partir de 8 anos, do Projeto Música Contra a Violência. A ação oferece uma oportunidade aos pequenos de encontrar na música um refúgio para se distanciar das drogas e da criminalidade. Cerca de 60 crianças participam do projeto atualmente, e mais 20 serão incluídas nos próximos meses.

A sala acústica será o espaço próprio de ensaios da Banda da GMI. Para o prefeito Jaci Tadeu, oferecer estrutura é a base para a evolução dos trabalhos. “Além de guardas, os componentes da banda são músicos de primeira e a cada apresentação mostram-se mais capazes. Essa sala acústica é mais uma estrutura oferecida para, além de ensaiar, também ser um espaço a ser compartilhado com as crianças”, disse o prefeito.   

Outro evento relacionado à banda da corporação e às comemorações de aniversário foi o Encontro de Bandas Musicais das Guardas Municipais, realizado nessa quarta-feira (04), no Espaço Cultural 930. Além da Banda Musical de Itapevi, participaram também as bandas da Guarda Municipal de Santana de Parnaíba, a Guarda Civil Municipal de Cotia e a Guarda Civil de Barueri. Os músicos tocaram diversas canções emocionantes de personalidades como Raul Seixas e Eric Clapton.

O secretário de Segurança, Kleber Maruxo, aproveitou a oportunidade para parabenizar as guardas vizinhas. “Temos as Guardas de Cotia e Santana de Parnaíba como referência, já que têm muitos anos de trabalho nas cidades respectivas. Os guardas que compõem a banda de Itapevi também são músicos. Essa condição torna-os diferenciados e ainda mais responsáveis, pois têm a missão de resgatar nossas crianças e ensiná-las o caminho certo a ser trilhado”, disse o também comandante da Guarda de Itapevi.        

16 anos de história

Para celebrar o 16º aniversário da Guarda Municipal de Itapevi, comemorado dia 5 de setembro, uma cerimônia solene foi realizada no Estádio Municipal André Nunes Júnior, nessa quinta-feira. O evento contou com a participação de toda a corporação, que realizou um desfile cívico em respeito a data. A solenidade também marcou a entrega de mais oito viaturas novas que vai ampliar o atendimento realizado na cidade.

Representando o prefeito Jaci Tadeu, o vice-prefeito Fláudio Azevedo falou aos presentes sobre quando o projeto de criação da Guarda de Itapevi ainda estava no papel. “Há 16 anos, a guarda era um projeto que foi muito discutido, devido à preocupação sobre o seu verdadeiro papel. Isso porque ter uma guarda municipal poderia, supostamente, transferir a responsabilidade de segurança pública do Estado para o município. Mas hoje, podemos dizer que temos uma guarda de referência para os outros municípios e com profissionais capacitados e competentes. E isso deve ser reconhecido e comemorado”, afirmou Fláudio.

Como representante da Câmara Municipal, o vereador Júlio Portela destacou que o Legislativo e o Executivo unem forças em relação à segurança pública. “Todos os projetos em benefício à população são bem-vindos. E com a segurança não é diferente. Essa data é muito importante, pois mostra que há 16 anos a cidade de Itapevi tem exercido um bom papel na área da segurança e isso é motivo de orgulho”, salientou o vereador.  

Criada em 1997, a Guarda Municipal de Itapevi – formada atualmente por 235 profissionais e mais 12 em formação – tem colaborado com as ações das forças de segurança (Polícias Civil e Militar), além de apoiar atividades de outros departamentos da Prefeitura, como Defesa Civil, Demutran, Educação e Cultura e Esportes e Lazer.

A solenidade do 16º aniversário da Guarda Municipal de Itapevi contou com a presença dos secretários Argemiro Xavier (Obras e Serviços), Patrick Scheid (Receita), Fabio Andrade (Administração), Francisco de Abreu (Habitação), Fábio Tangerino (Higiene e Saúde) e Joaquim Henrique (Esportes e Lazer); do presidente da Câmara Municipal, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho) e dos vereadores Claudio Lopes (Tico), Alexandre Rodrigues, Anderson Cavanha (Bruxão do Táxi), Camila Godoi, José Lemes Jorge (Jorge da Farmácia), Roberto Borges de Miranda (Roberto do Gás) e Roberval Luiz Mendes da Silva (Val); do diretor administrativo de Gabinete do Prefeito, Israel Marques; do deputado federal Marcelo Aguiar; do diretor do Demutran-Itapevi, Cícero Aparecido; do delegado titular de Itapevi, dr. Raul de Souza; do representante da Polícia Militar, capitão Toledo; do presidente do Conseg, Hermógenez Sant’Anna; do presidente da Itapeviprev, Roberto Camal Rachid; além de representantes das Guardas de Pirapora do Bom Jesus, Capivari, Porto Feliz e Ibiúna; das Polícias Civil e Militar; de associações; de lideranças comunitárias e de convidados.  

 

Confira as Fotos pelo Fotografo Profissional Nilton Ramos Fotografo !!!

 

 

Relacionados