GUARDA MUNICIPAL DE ITAPEVI AMEAÇA PASSAGEIROS EM CONFLITO COM PERUEIROS

Perueiros1-7710901Itapevi teve um início de semana tumultuado, guardas municipais despreparados ameaçaram agredir passageiros e perueiros terça-feira, dia 15, na Rodovia Renê Benedito Silva, Vila Santa Rita, em uma das operações determinadas pela prefeita Ruth Banholzer para impedir a circulação do transporte alternativo no município.

Estive no local para registrar o ocorrido e flagrei GMs exaltados e passageiros assustados com a falta de respeito com que foram abordados. Entre os mais irritados estava o guarda municipal Ulisses D’amico, que pediu aos demais GMs que retirassem a tarjeta de identificação pessoal (nome) para dificultar o reconhecimento e possíveis denúncias de abuso de autoridade. Visivelmente alterado, D’amico também tentou me agredir, ameaçou quebrar a câmera fotográfica e ainda fez ofensas exclamando frases obscenas.

Mas, o que mais me impressionou nesta operação foi a falta de consideração da Guarda Municipal com os passageiros, inclusive crianças que estavam na lotação abordada. Entre os mais indignados, estava Dona Sônia que ficou desesperada quando percebeu que, tanto ela quanto os demais passageiros, poderiam levar um tiro por imprudência da Guarda Municipal. “Um dos guardas municipais sacou sua arma para nós. Eles não podem fazer isso, não podem ameaçar os passageiros apontando um revólver em nossa direção. Isso é um absurdo, não respeitaram nem as crianças”, afirmou traumatizada a passageira.

Perueiro5-7591491É difícil acreditar, mas presenciamos outra vez em Itapevi a incompetência do Poder Público Municipal que mantém no efetivo da guarda pessoas despreparadas que colocam em risco a vida da população.

É de conhecimento de todos, e também é informado no site da prefeitura, que à GM cabe realizar ronda escolar, proteger o patrimônio público e auxiliar os munícipes, com rondas ostensivas a pé e motorizadas. Infelizmente, não foi isso que vimos nesta ação. A Guarda Municipal realizou uma operação de bloqueio e ainda ameaçou apreender veículos, cumprindo ordens da prefeitura.

O ato, segundo os perueiros, descumpre o que determina uma liminar vigente em favor da categoria. “Temos uma liminar que determina que eles não podem apreender nossos veículos. O delegado e o comandante da Polícia Militar avaliaram nossa liminar e viram que ela está sustentada e não pode haver apreensão. Mesmo assim, o pessoal da prefeitura disse que vai apreender”, informou revoltado o perueiro Osmar Vieira de Lima.

Segundo Lima, a determinação de apreensão dos veículos e prisão dos perueiros vem direto da prefeita Ruth. “Eu ouvi a voz da prefeita no rádio, ela disse tem que prender. Eu ouvi duas vezes ela falando: “tem que prender eles”. Por isso, nós (perueiros) estamos indo à Corregedoria porque eles (prefeitura) estão passando por cima de uma ordem judicial”, destacou.
Perueiros4-7123841Polícia Militar põe fim ao tumulto – Com a finalidade de manter a ordem, a Polícia Militar esteve na Rodovia Renê Benedito Silva, Vila Santa Rita, para acabar com o tumulto que havia se estabelecido com a operação da prefeitura que, por meio de seus guardas e fiscais municipais, tentou apreender um veículo de transporte alternativo que trafegava no local.

Em virtude da ação do Governo Municipal, outros perueiros se dirigiram até a localidade para socorrer o colega que estava sendo abordado. Isso ocasionou a obstrução da via e um conflito que envolveu a guarda municipal, fiscalização, perueiros e passageiros. Foi então que a Polícia Militar chegou e restabeleceu a ordem.

“Caso haja um tumulto, a PM (Polícia Militar) vai intervir. Estamos tentando mediar este conflito, chegar num bom senso entre ambas as partes para que a população de Itapevi não seja mais prejudicada”, afirmou sub- comandante do 20º Batalhão, Major Arnaldo Luiz do Carmo.

Falando sobre a atuação da Guarda Municipal de Itapevi que, segundo os passageiros da lotação abordada, agiram com total abuso de autoridade, fazendo bloqueio e dando ordem de prisão, o Major Carmo disse que a Guarda Municipal não tem essa competência. “Consta na Constituição Federal o que compete a cada órgão. Evidentemente, se a PM detectar essa atitude, que a GM esteja fazendo bloqueio e abordagem de maneira ilegal em lugar que não seja próprio municipal, vamos autuar”, citou.

Segundo o sub-comandante, qualquer pessoa que se sentir ameaçada ou prejudicada por uma atitude da Guarda Municipal, a Polícia Militar vai conduzir a Delegacia e apresentar à autoridade competente que vai decidir o que será feito. “Se houve uma extrapolação de função por parte da GM, a situação é a pessoa que se sentiu prejudicada entrar com uma ação para corrigir isso junto ao órgão competente”, explicou o Major.

Relacionados