Guarda de Itapevi oferece curso de formação a alunos de Mairinque e Vargem Grande Paulista

Curso_formacao_GuardasDesde o dia 18 de novembro, 15 alunos das Guardas de Mairinque e Vargem Grande Paulista estão participando de um curso de formação ministrado pela Guarda Municipal de Itapevi.

O curso, com duração de quatro meses, já é considerado uma referência na região já tendo sido promovido para outros municípios, como Jandira, Araçariguama, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu, Embu das Artes, Capivari, Elias Fausto e Rafard. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, a formatura está prevista para o dia 10 de março.

Durante as aulas, os alunos têm aprendido sobre Armamento, munição e tiro; Legislação; Civismo; Código de Defesa do Consumidor; Condicionamento Físico; Defesa Pessoal; Direitos Humanos; Defesa Civil; Direção Defensiva; Direito das Pessoas com Necessidades Especiais; Educação Ambiental; Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso; Funções do Profissional de Segurança; Funções e Atribuições dos Guardas, Hierarquia e Segurança; Hinos e Canções; Lei Maria da Penha; Língua Portuguesa; Lei Orgânica e Código de Posturas; Motomecanização; Ordem Pública; Prevenção e Combate a Entorpecentes; Prevenção e Combate a Incêndio; Primeiros Socorros; Procedimentos Gerais; Psicologia – valorização e proteção da vida e a integridade física, mental e profissional do Guarda Municipal; Rádio Comunicação; Relacionamento Interpessoal; Sociologia da violência da escola e na escola; Técnicas Operacionais; Trânsito e Apresentação de Ocorrências.

Além disso, é realizado neste momento um curso de capacitação a guardas de Itapecerica da Serra. As aulas também são promovidas na base da Guarda de Itapevi, entregue pela prefeita Dra. Ruth Banholzer em 2008 e que, desde então, tem representado um verdadeiro Centro de Formação para Guardas de toda a Região Oeste da Grande São Paulo.

Situada no bairro do Itaqui, a base possui duas salas de aula com 40 lugares cada uma, sala com tatames para aulas de defesa pessoal, sala para condicionamento físico, um auditório com 80 lugares, 15 salas administrativas, refeitório e alojamento masculino e feminino. Também funciona dentro da base o Canil da Guarda, assim como o projeto Gênesis, que ensina gratuitamente o Hapkido, arte marcial sul-coreana, a dezenas de crianças e adolescentes.

Com tantos investimentos em equipamentos e cursos de capacitação, a G.M. de Itapevi é considerada, atualmente, uma das mais bem preparadas do Estado. A corporação tem colaborado também com as ações das forças de segurança (Polícias Civil e Militar), além de apoiar atividades de outros departamentos da Prefeitura, como Defesa Civil, Demutran, Educação e Cultura e Esportes e Lazer. 

Relacionados