Guarda Ambiental é modelo para cidades da região

A Secretaria de Meio Ambiente de Itaquaquecetuba recebeu, nesta sexta-feira (23), parte da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Patrulhas Rural e Ambiental de Mogi das Cruzes, para conhecer o trabalho desempenhado pela Guarda Ambiental na cidade. Ela foi criada por meio do Decreto nº 7.898, de 20 de janeiro de 2021 e também já deu suporte para outros municípios da região em diversas ocorrências. 

Entre os grandes números apresentados por meio dos atendimentos estão autuações contra o descarte irregular de lixo, desarticulação de comercialização clandestina de terrenos, supressão de mata e assuntos relacionados à fauna e flora na cidade.  A pauta contou ainda, com orientações sobre a parte administrativa prática, além de materiais utilizados em campo, importância de portaria e autonomia para autuações e aplicações de multas.

O secretário adjunto do Meio Ambiente, Siclanei Castaldi, o Tiko, explicou durante o encontro que, o trabalho preventivo gera um resultado muito positivo, uma vez que as ações são realizadas em conjunto à Secretaria de Serviços Urbanos. “A equipe de Serviços Urbanos relata quedas na quantidade de lixo retiradas mensalmente de pontos viciados de descarte, ou seja, a população está começando a ter consciência”.

Já o comandante da Guarda Civil Municipal, Elias Cunha, explanou que essas ações desencadeadas pela Guarda Ambiental têm sido muito importantes para outras cidades. “Nosso trabalho é importante para a população, pois servimos de referência para outros municípios, ou seja, dar o suporte para a criação de outras Guardas reforça que aqui está dando certo. Isso ressalta a importância do apoio e autonomia confiada por nosso prefeito Eduardo Boigues e secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira”.

É importante ressaltar que as multas são aplicadas no CPF, quando ocorre com o munícipe e CNPJ, quando trata-se de empresa ‘regularizada’. Já os valores arrecadados pela aplicação de multas são utilizados em favor do meio ambiente como compensação ambiental.

Relacionados