Grandes nomes da arte urbana estão em Itapevi para pintar a West Side Gallery

Os artistas Chivitz, Minhau, Xguix, Sipros, Waleska Nomura, entre outros, estão empenhados nesta semana para pintar uma das maiores galerias de arte urbana do Brasil, a West Side Gallery, no Corredor Oeste, na cidade de Itapevi, na Grande São Paulo.

Inspirado na galeria da capital da Alemanha, Berlim, a West Side Gallery terá participação de 18 artistas para grafitar 630 metros lineares, quase quatro vezes maior que o famoso Beco do Batman, que tem 170 metros lineares, localizado na Vila Madalena, na capital.

A galeria está sendo pintada no Corredor Oeste, na região central de Itapevi, com total de 3.784 metros quadrados. Os trabalhos foram iniciados no domingo (4) e seguem até sábado, 10 de agosto, quando também terão apresentações musicais de grupos locais e food trucks, a partir das 9h até as 18h30. 

Dentre os artistas envolvidos nesse projeto cultural, estão o casal Chivitz e Camila Pavanelli, mais conhecida como Minhau. Obras dos dois podem ser encontradas em vários endereços da capital, como estação da Luz, ruas Augusta e Frei Caneca e muros do Brás.

De Itapevi, Sipros já tem pinturas em diversos países, como Estados Unidos (Massachusetts, New York, Carolina do Norte, Miami), México, China, entre outros.

Guilherme Matsumoto, mais conhecido como Xguix, tem influência de HQ e traz para as paredes desenhos humanizados. Seu estilo é criar figuras que não existem no mundo real, de forma lúdica e mágica.

A idealização do projeto é da Prefeitura de Itapevi, com patrocínio da empresa Lopes Supermercados e curadoria da Instagrafite. “Valorizar a arte urbana é um dos nossos objetivos. Já temos prédios públicos, viadutos e outras paredes em diversas vias grafitadas e agora queremos dar oportunidade a mais artistas para atuarem diretamente no embelezamento urbano da cidade”, destacou o prefeito Igor Soares (Podemos).

Para patrocinar a iniciativa, a Lopes Supermercados participou de chamamento público aberto pela Prefeitura. “Com sete anos no município de Itapevi, é com grande satisfação que vamos contribuir efetivamente com o fortalecimento da arte urbana. Valorizar a cultura e as iniciativas locais integram as políticas da rede que completa 45 anos e conta com 30 lojas”, destacou Fabiana Tarsitano Mourão, representante da unidade em Itapevi.

Relacionados