Ginásio de Esportes recebe Batalha de Rima na quinta (28)

Quem gosta de hip-hop não precisa se deslocar até São Paulo ou outras cidades vizinhas para participar de encontros do estilo. O Ginásio de Esportes de Itapevi (Avenida Rubens Caramez, 1000A, Centro) recebe, toda quinta-feira, o projeto Batalha na Quadra, com disputa de rimas entre MCs de toda o Brasil.

Os encontros, gratuitos, acontecem sempre das 19h às 22h na quadra externa do ginásio, e são abertos a todo o público, sem limite de idade – e contam com segurança da Guarda Civil Municipal (GCM) do município.

A batalha é uma disputa entre dois ou mais rimadores, onde vence quem constrói, de improviso, a rima mais aclamada pelo público. Cerca de 40 MCs comparecem ao Ginásio a cada encontro, que reúne aproximadamente 400 pessoas por edição.  

“Na hora das batalhas, colocamos nossas diferenças artísticas em forma de rima, de forma respeitosa e educada, para confrontar temas da atualidade, como saúde, educação, política e cultura”, afirma o rapper Koé, do grupo Função RHK.    

Além incentivar a cultural local, a ação ajuda no processo de inserção social da juventude itapeviense, possibilitando a expressão artística como alternativa de entretenimento.

Para participar do encontro como rimador, é preciso enviar uma mensagem de WhatsApp para o número (11) 95349-2417, ou entrar em contato com os organizadores pela página do projeto no Facebook.

O Batalha na Quadra já tem cerca de 810 participantes cadastrados, com idades que variam de 5 a 50 anos. Com apoio da Prefeitura, as apresentações começaram no dia 7 de fevereiro.   

Sobre o projeto

O projeto Batalha na Quadra foi idealizado em 2016 pelos rappers Koé e Tom (José Washington Naberese) e Koé (Elson de Assis), do grupo Função RHK.

À época, as disputas eram realizadas no antigo CRJ (Centro de Referência da Juventude), na Cohab, e depois migraram para outros espaços públicos, sem participação da administração municipal.

A Secretaria de Cultura e Juventude deu então início a um diálogo com os organizadores do evento para “assegurar a realização das diversas manifestações culturais do município”, explica Henrique Leão, assessor da pasta.

Foi aí que o encontro passou, em 2019, a ser realizado no Ginásio de Esportes, cedido pela Prefeitura. “Queremos que o itapeviense tenha acesso à cultura em todas as suas formas”, diz Leão.

O projeto também ministra oficinas de MCs em vários pontos de Itapevi e de toda a Região Oeste. “Esse projeto está a cada dia em fase de crescimento e evolução”, afirma o rapper Tom.

Relacionados