Gestão municipal eficiente garante agilidade na liberação de recursos para Itapevi, aponta Governo Federal

Itapevi_obrigacoes_Governo_FederalUma administração responsável e que serve de modelo para as demais cidades da região Oeste da Grande São Paulo.

Assim é Itapevi, única cidade da região que vem cumprindo integralmente todos os requisitos fiscais exigidos pelo Governo Federal para a liberação de recursos financeiros para projetos. As informações são do Cadastro Único de Convênios, da Secretaria do Tesouro Nacional.

De acordo com a Secretaria, Itapevi atendeu com eficiência todas as obrigações de Adimplência Financeira, de Prestação de Contas de Convênios, de Transparências Fiscais e de Adimplemento de Obrigações Constitucionais ou Legais. O município foi aprovado em todos os itens, tais como a aplicação mínima de recursos em Educação e Saúde, prestação de contas sobre o uso dos recursos federais já repassados e regularidades quanto a Contribuições Previdenciárias.

Itapevi está em dia, inclusive, com a publicação do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO). Dados do Tesouro Nacional aponta que os dois itens têm atrapalhado a aprovação de projetos e envio de recursos das demais cidades da região.

“Nossa idoneidade está comprovada. Somos hoje um município-modelo em transparência e utilização responsável do dinheiro público. E quem atesta isso não sou eu. São os órgãos responsáveis por este controle, como a Secretaria do Tesouro Nacional, o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal e a Caixa Econômica. Este é nosso jeito de governar”, comentou o prefeito.

E é graças a esta postura adotada pela Prefeitura nos últimos anos que Itapevi tem obtido respaldo do Governo Federal para implantação de projetos de grande importância para a cidade, como a canalização de rios e córregos, construção de novas unidades de saúde e implantação de creches.

Outros projetos que contam com recursos do Governo Federal também só se tornaram possíveis devido à credibilidade que a cidade conquistou junto à União. A implantação da Universidade Aberta, da Escola Técnica Federal, da sede do INSS e de programas como o SAMU e a Farmácia Popular são alguns exemplos que podem ser citados.

Relacionados