“Gestão” e “incompetência”: a reação de vereadores contra a prefeitura

Na sessão desta terça-feira (16/04/2019), o prefeito Igor Soares (Podemos) esteve na Câmara Municipal de Itapevi fazendo um breve balanço de seus dois anos de administração. O prefeito falou das conquistas inovadoras como da sexta feliz, ( um lanche que é distribuído para as crianças levarem para casa), falou dos transportes escolares com mais dignidade, da revolução dos uniformes, suas entregas com mais agilidade e pontualidade, e garantiu que esta fazendo um projeto de lei, para obrigar os próximos prefeitos a cumprirem também esta meta.

Igor também comentou sobre as reformas das escolas que estavam em situação precária, uma delas com risco de cair sobre os alunos, falou sobre as escolas de tempo integral que será referencia na região.

O prefeito deixou claro que tem projetos mais ambiciosos para a população itapeviense, e fez a apresentação de dois projetos que mandou ontem para ser votado.

 1ºautoriza transferência de área ao Estado para instalação da FATEC, uma importante e renomada faculdade pública.

prevê criação de sociedade de economia mista para atrair a iniciativa privada na implantação de uma faculdade de medicina. O objetivo deste é atrair investimento privado para ensino superior, atividades de tecnologia e pesquisa, sem depender totalmente de recursos públicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico, urbano e econômico no município, com esses anúncios o prefeito se despediu e a sessão foi retomada. 

Na retomada da sessão vereadores fazem criticas de secretarios do governo Igor.

 Com a continuidade dos trabalhos, na hora da leitura dos requerimentos e indicações, começou um verdadeiro ataque a secretários e diretores do executivo.

 O primeiro a disparar foi o vereador Ivonildo Andrade da Hora (Chambinho) (PR) O vereador mandou seu recado ao secretario de Obras.  “falta de cronograma, falta de tomada de decisões, é preciso ensinar seus comandados, a se portar diante de uma obra em execução na cidade, principalmente quando é um pedido de um vereador, lembrando que o vereador tem o direito de fiscalizar a obra”. O vereador relatou que teria indicado esta obra também para beneficiar seu primo, que tem um salão de cabeleireiro naquele bairro, e alegou ainda, que seria a esperança daquelas pessoas que moram na ponta,  porque os recursos demoram a chegar. Mandou um recado para o executivo. “Da mesma forma que estamos juntos para votar bons projetos do executivo, estamos juntos e firme para ser respeitado, e ter a transparência de nossos trabalhos”.

 

 

 

 

Denis Lucas de Oliveira (PRB)“Falta transparecia, mandamos ofícios, requerimentos, e não temos a resposta, executam as obras que pedimos, e não dão nenhuma satisfação para nós vereadores que ficamos com cara de taxo. Tenho vários ofícios e requerimentos que não são atendidos, precisamos que nos respeitem, quando precisam dessa casa, vem com ofícios, projetos, ai recebemos e atendemos de bom grado.  Precisamos de mais atenção e respeito, tem que mudar a postura, se não essa câmara mudara a postura também”.

 

 

 

 

 José Aparecido Ramos (PSDC) ”Agradeço ao prefeito, mas tem que rever este descaso que estão fazendo com a gente. Apresentamos as indicações e quando vamos fiscalizar acompanhar, funcionários no local falam que é a prefeitura, e não o vereador. Incita a população para fazer deboche, tipo “agora aparece vereador na obra né” isso é triste, muito ruim, é falta de respeito, no meu bairro tem dois buracos com cones, já faz muito tempo, somos motivo de chacotas, deboches, isso nos deixa muito triste”.

 

 

 

 

 

Renato Passos da Cruz (PSDC) “secretários é candidatos, e secretarias tem candidatos para próxima eleição, desde quando começaram com o governo, já são candidatos. Quando se faz um oficio, ou requerimento pedindo para uma obra ser concluída, três dias antes já foi executada, e nem dão satisfação, uma falta de respeito total com quem esta desse lado, nós somos a voz do povo se alguém quer ser a voz do povo vai disputar eleição e ganhar primeiro, na forma que estamos sendo tratados, o vereador fica triste e às vezes desanimado”.

Vereador pediu ao presidente que leve essas palavras ao prefeito e fale com os secretários diretores e até chefes de gabinetes para por “os pingos nos is”.

 

 

 

 

Eduardo Zampieri Petrucci (KIKO) (Podemos) “Da dó de ver estes equipamentos largados e abandonados, não sei por que não tomam uma providencia, para que a população possa usar essa quadra do bairro, tenho documentos naquela secretaria a mais de dois anos sem resposta, não sei se é por incompetência ou interesses políticos. Meu bairro não é atendido em nada, sou vereador, estou aqui para fiscalizar, e quero resposta dos meus requerimentos, infelizmente, essa casa esta sendo desrespeitada”.

 

 

 

 

 

 

Thiago da Silva Santos (PSL) (Thiaguinho) “É um episódio muito triste, o vereador esta ali dia a dia, lutando por melhorias, lutamos para eleger o prefeito, ai vem um funcionário com cargo político, que esta ali na secretaria, com um bom salário, porque nos vereadores lutamos para ele ter aquele salário, agora vem desmoralizar o vereador que fez seu trabalho. Vou ser mais audacioso ainda, tenho amigos nas secretarias, e escuto dizer que, diretor fala que não é para atender pedido de vereador, Como pode Isso Vereadora Camila? Não sei onde estamos, estou pedindo um serviço há quase 06 meses, esta sendo executado por parcelas, faz um pedaço hoje, outro dia outro, passa duas semanas, e está la, parada novamente, sou cobrado pela população, ligo para o secretario e a resposta vem, achei que tinha concluído já vereador. É muito triste isso, comprei duas maquinas para cortar mato também, eu vi o vereador Casão, fazendo esse serviço, vereador de 20 anos de mandato, é muito triste ver isso, não podemos aceitar, se for preciso vamos pedir sim a cabeça desses funcionários, eu não faço pedido para mim não, não estou pedindo dois ou três sacos de cimento, nem areia para mim não, estou pedindo para a população que me elegeu e confiou o voto a mim, então se for preciso vou pedir sim, a cabeça desses funcionários, que não estão respeitando”.

 

 

 

Cícero Aparecido de Souza (Podemos) Aparecido “Tenho que pedir a palavra porque o negocio ta bom aqui hoje, essa discussão veio a calhar. No momento em que o prefeito vem aqui pedir apoio dessa câmara, essa câmara é parceira, ela briga quando tem que brigar se manifesta quando tem que se manifestar, porque aqui ninguém é empregado de ninguém. É revoltante quando mandamos requerimento, para secretaria de governo e nos manda aquela resposta genérica, tenho um pedido de uma viela e a prefeitura até colocou no site que iria concluir no mês de março, e conversando com um funcionários de obras, ele garantiu que iria concluir depois a maquina quebrou, ai já não era mais a maquina, não tinha onde colocar o entulho, depois não tinha massa, depois de trinta (30) dias, tiraram tudo, passaram a maquina, e esta la do mesmo jeito. A população tem que dar a volta no quarteirão esperando que esse mesmo cidadão tenha boa vontade. Esperamos uma resposta, para de ficar com palhaçada, e de mentira, tem que dar nomes aos bois, é o “Haroldo” temos que dar nomes aos bois sim, é o momento da câmara se posicionar, não tem ninguém aqui brincando de vereador, chega, não podemos mais aceitar um funcionário irresponsável que fica mentindo para os vereadores. Precisamos falar com o secretario, se não der para colocar funcionário responsável do lado dele, que tire do lado dele, e mande La para o cemitério, não sei, muda de lugar, põem de coveiro é simples, porque ai acaba com essas mentiras, porque o que estamos fazendo é algo serio aqui”.

 

Camila Godoi da Silva Rodrigues (PSB) “Os vereadores que aqui estão, são representantes do povo, nos exigimos respeito, temos que ser respeitado, quando nos desrespeita, estão desrespeitando o povo”. A secretaria de esportes e obras tem que se alinhar com seus funcionários, quando um vereador não recebe informação de suas indicações desde 2017, como foi falado, isso é falta de gestão. Temos que pedir para os secretários, fazer como fazemos com as crianças, explicar como funcionam as funções do executivo, legislativo, e judiciário, de repente alguns não sabem, temos secretários que já foram vereadores e podem explicar.

 

 

 

 

 

Julio Portela (PV)“Queria deixar claro, que é um requerimento legitimo, e que precisa ser resolvido às questões aqui colocadas, mas eu queria deixar uma sugestão, para que nós pudéssemos buscar um entendimento com o executivo, nesse sentido mais uma tentativa, precisamos levar essa discussão para um nível mais alto, é só uma sugestão à mesa, que nós pudéssemos convocar um interlocutor, para que nos pudéssemos dar um encaminhamento, a esses aborrecimentos que nossos vereadores tem passado. Foram citadas duas secretárias, temos que tomar cuidado, para não dar impressão para a população que esta tudo ruim, na gestão passada sofremos isso, as pessoas falavam horrores, como se tivessem tudo horrível, e não é assim, ao invés de ajudar a população, nos colocamos medo, insegurança, então podemos elevar esse debate a um nível mais elevado.

 

 

 

 

Yacer Issa Kourani (PSB) “É humilhante ver um vereador igual ao Casão, tantos anos de batalha, de leis, melhorias para nossa cidade, tendo que roçar os matos, eu me solidarizo com você Casão”. A população chega até o vereador, porque ela não chega até o secretario, as nossas respostas de requerimento e indicações vem padrão, isso não pode acontecer senhor presidente, o que precisamos, é resposta claras de secretario para vereador. Porque o secretario de governo e a porta da prefeitura, precisamos de um interlocutor aqui, nós fazemos às vezes a parte da prefeitura, que muitas vezes não tem tempo. Quando pedimos tapa buracos, correios, para os bairros isso é muito importante, para aqueles que necessitam desses serviços.

 

 

 

 

Anderson Cavanha (PR) (Bruxão) “Hoje essa câmara esta de parabéns, é pertinente tudo que foi falado aqui nesse plenário, essa situação, já vem se arrastando por algum tempo, temos que cobrar a contra partida do executivo, para com essa casa de leis. Não estamos pedindo nada para o fundo do nosso quintal, estamos pedindo para o povo, para a população, que nos cobra, somos o para-choque do governo, quando batemos em porta de secretarias, é que temos que dar um retorno à população, eu não quero acreditar que isso seja um boicote de pessoas que querem sair candidatos, e triste eu cobrar serviços do secretario de esportes Claudio Dutra, que esta com as traves pronta do campo do roseirão já a tempo, e não leva por falta de condução, então fala que eu vou locar um transporte para levar, não da para admitir uma resposta dessa que não da para levar por falta de locomoção. Em relação a secretaria de obras, fui fazer uma festa pelo 5º ano consecutivo no Cardoso, entre as ruas, são João e rua quatro, pedi para fazer uma limpeza no escadão, desde outubro estou cobrando, até agora nada, a culpa é sim do secretario Ramon também que não fez”.

 

 

 

Rafael Alan de Moraes (Podemos) “Gostaria que os secretários tivessem a grandeza como o prefeito Igor Soares de vir aqui, nesta casa de leis fazer o papel deles”. Nós somos o braço forte do governo, como muitos secretários não o fazem, quando os vereadores falam que precisa de articulação, eu convido o secretario de governo que venha mais aqui nesta casa, para acompanhar as discussões. Desde janeiro estou pedindo para reformar algumas quadras esportivas, ai vem o secretario de esportes, e fala que não tem cronograma, secretario Claudio Dutra, sai um pouco do Suburbano, vai conhecer Amador Bueno, você já viu que o piscinão do suburbano já esta concluído, você já foi ao parque do povo, já fez sua ação, agora vamos trabalhar como secretario e não como vereador.

Vamos trabalhar para os mais humildes, os mais necessitados, todos nós sabemos que o esporte é importante, não só o futebol. Está lindo o ginásio, o estádio, mas secretario tem mais locais nos quatro cantos da cidade que precisam de atenção. Estive em uma escolinha de Amador visitando, e tive que dar bola para as crianças jogar, tive que mandar soldar as traves no Alabama, pagar serralheiro para colocar portão na quadra que o senhor foi visitar fez promessas, e não voltou mais, qual é o problema, Amador não faz parte do cronograma da cidade, ou você não conhece Amador Bueno, vamos lá conhecer comigo, vamos andar lá para ver como é. Então é assim, falta ação do esporte no município, não queremos mais respostas, queremos trabalho”.            

      

            

                      

 

 

   

 

Relacionados