Gê é expulso do PT de Jandira por infidelidade partidária

Ge_VereadorEle é acusado de fazer campanha ao candidato tucano em 2008. Executiva Estadual foi acionada

 Fonte-webdiario

 A Executiva Estadual do PT (Partido dos Trabalhadores) aceitou, anteontem, o pedido de anulação da expulsão do vereador Geraldo Teotônio, o Gê, do partido em Jandira.

 O pedido cancela decisão anterior do Diretório Municipal que, no sábado, 18, expulsou Gê por infidelidade partidária. O vereador é acusado de ter feito campanha para o adversário, o prefeito eleito Braz Paschoalin (PSDB), nas eleições de 2008.

Segundo Gê, a Comissão de Ética indicou o arquivamento do processo, alegando insuficiência de provas já o diretório municipal se valeu do Estatuto do Partido para votar pela expulsão e perda do mandato. Foram 15 votos favoráveis, 6 contrários e uma ausência.

 “Eles estão procurando um culpado pela derrota do PT para o PSDB em 2008. Estou chateado com a imaturidade de alguns companheiros que não conseguem dialogar. Eu até esperava uma punição, mas nunca imaginei que eles partiriam para o extremo e que fossem pedir a minha expulsão”, desabafou Gê. Para o vereador existem outros interesses por trás da decisão. “Este definitivamente não era o melhor momento para mais um racha dentro do nosso partido no município porque em 2010 temos que pensar na sucessão do presidente Lula. O PT de Jandira trabalha na contra-mão do restante da legenda no país”, disse.

 Gê explica que a denúncia que o levou à Comissão de Ética foi apresentada com assinatura do ex-prefeito Paulinho Bururu (PT), dos vereadores Zezinho (PT), do ex-candidato a prefeito Júlio Eduardo de Lima (PT), o Julinho. “Somente a vereadora Maura me defendeu, o Zezinho votou seguindo as determinações do Bururu que não aceita a discussão de idéias. No entanto, dentro do PT eu aprendi que temos que aceitar a disputa respeitando os adversários e não eliminar os nossos adversários. Fiquei ainda mais surpreso com o posicionamento do diretório. Mas, como cabe recurso, já providenciei isso”, garantiu o vereador.

 Na lista de questionamentos à fidelidade partidária de Gê estão casos como a cor da camiseta que o vereador usava no dia da eleição. Ele estava de preto e não vermelho. Os petistas entendem isso como sinal de luto por ter perdido as prévias do PT para Julinho, candidato a prefeito derrotado por Braz. E o preto seria uma forma de manifestar sua indignação à decisão dos militantes.

 “Estou no partido desde de 1982, como posso ser infiel, são 27 anos defendendo o PT, como posso ser infiel depois de tantos anos?”, questionou revelando que alguns prefeitos e deputados da região o ligaram propondo a realização de um manifesto pedindo pela permanência dele no PT. “Fiquei feliz ao saber que nomes importantes do PT estão do meu lado. Isso me dá força para lutar pela minha permanência no partido”.

 Manobra política

 Questionado se as denúncias têm como objetivo enfraquecer seu nome para as futuras eleições – deputado em 2010 e prefeito em 2012 – Gê diz que existe essa possibilidade e que acredita que integrantes do partido querem eliminá-lo politicamente.

 Já em relação ao futuro, Gê revelou que pretende cumprir o seu mandato e que existe o desejo de disputar outros cargos mas essa decisão levará em consideração o cenário político no ano da disputa. “Não vou esconder nada de ninguém. Tenho vontade de disputar a outros cargos públicos mas não vou passar por cima de ninguém para alcançar esse meu desejo”, finalizou.

 

 Confira como tudo começou ‘Racha do PT’

 Jandira: PT vive sua maior crise; caso Gê devide petistas

 Após 20 anos de vida pública sempre no Partido dos Trabalhadores sempre atuando em prol a classe trabalhadora o vereador Geraldo Teotônio da Silva, o Gê faltou a última sessão da Câmara. Gê enviou uma carta aos colegas vereadores e a Imprensa no qual alega estar passando por um momento difícil de sua trajetória política.

 Segundo informações divulgadas pela Imprensa local e regional, Gê está sofrendo processo no qual é acusado de não acatar a decisão que escolheu o candidato que concorreu pelo partido na última eleição municipal em 2008. A acusação é que ele teria feito campanha para o candidato que venceu as eleições, e por isso está respondendo a processo disciplinar interno na Comissão de Ética do PT de Jandira.

 Gê foi derrotado nas prévias internas realizadas pelo partido em fevereiro de 2008, que escolheu como candidato Julio Eduardo de Lima, o Julinho que ficou em segundo lugar nas eleições municipais. O partido elegeu 3 vereadores, entre eles Gê que ficou em 2º lugar com 2180 votos ficando atrás apenas do também petista Reginaldo C dos Santos,o Zezinho.

 Ainda em tramitação, o processo pode ser arquivado, haja vista os argumentos subjetivos que constam no pedido de abertura do processo. O mais intrigante é recentemente os filiados foram surpreendidos com cartas anônimas que expuseram o processo à todos os petistas o que de certa forma tentam manchar a trajetória de Gê no partido.

 Nos bastidores o que se fala entre os filiados é que tudo não passa de uma represaria para  enfraquecer uma suposta candidatura de Gê a deputado estadual, já que o mesmo pode vir a concorrer com o ex-prefeito de Jandira Paulinho Bururu também uma das estrelas do partido.  O que é certo é que tanto Gê como Bururu tem plenas condições de serem candidatos, Gê pela sua história de mais de 20 anos a frente do PT e  Bururu que com oito anos à frente da Prefeitura de Jandira teve seu governo bem avaliado pela população.

 Segundo alguns petistas Gê é reconhecido como uma das principais lideranças do partido na cidade e também na região, assim como outros companheiros, mas a rachadura exposta precisa ser reparada para quem sabe o partido voltar a ter a credibilidade e voltar em breve a governar a cidade de Jandira.

 

Relacionados